Pular para o conteúdo principal

Descobrindo a Música | Módulo 1


NEOJIBA

Este curso introduz o mundo musical com seus instrumentos e características próprias, como primeiro contato formal de uma pessoa com a área da música. A música já está presente na vida de todos, e cada experiência individual é bastante rica. Este curso organizará conhecimentos sobre música e apresentará novas possibilidades por meio de atividades que podem ser desenvolvidas em casa com materiais acessíveis a todos e conversando com outras formas artísticas. Vamos introduzir conceitos básicos como propriedades da música, as famílias dos instrumentos, leitura de partitura, criação musical e composição de letras e muito mais. Tudo isso com uma metodologia que buscará capturar a atenção tanto do público jovem quanto de qualquer outra pessoa que gostaria de se desenvolver na arte musical.

Pré-Requisito.

Você não precisa ter nenhum conhecimento musical para fazer esse curso.

Conteúdo Programático

1- Propriedades da música: Ritmo, Melodia e Harmonia
2- Introdução ao canto
3- Exercícios preliminares de percussão
4- Construção de instrumentos alternativos
5- Exercícios para entender o violão

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

André G. Felipe

Coordenador Pedagógico de Iniciação e Linguagem Musical do NEOJIBA

O Prof. André Felipe está no NEOJIBA desde 2015. Começou seus caminhos na música aos 15 anos tocando Legião Urbana no violão e entrou na Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos em 2009. Fez um intercâmbio nos EUA na Universidade de Montana e foi estagiário no programa de música de uma escola pública em área periférica de Los Angeles. Em 2015 veio para a Bahia para ingressar no Mestrado em Educação Musical da Universidade Federal da Bahia e no mesmo ano passou a integrar a equipe do NEOJIBA. Atualmente é o Coordenador de Linguagem e Iniciação Musical do Programa, além de coordenar este NEOJIBA Sem Fronteiras. També foi Coordenador do Núcleo Liberdade de 2016 a 2018. Já estudou Violão, Percussão, Flauta Transversal e Piano.

Instrutora

Course Staff Image #1

Elizabeth Ladeia

Instrutora do Núcleo Cidade Sol de Jequié

Natural de Salvador, Bahia. Educadora musical, regente e preparadora de coros, graduanda em Lic. em música. Ingressou no NEOJIBA em 2014 no Coro Juvenil e em 2015 integrou à formação PROMS, atuando então como monitora coral em diversos núcleos do programa até meados de 2017. Desde 2018 atua como instrutora de canto coral, iniciação musical e linguagem musical tanto no programa NEOJIBA e em projetos parceiros a exemplo do “Escolas Culturais”, como em instituições privadas com a missão de preparar professores do ensino regular para o ensino transversal da música.

Instrutor

Course Staff Image #1

Elias Lins

Instrutor do Núcleo Cordas Dedilhadas

Elias Lins é formado em performance-violão (CEEP-Centro de Artes e Design). Licenciado em música, orientado pela Profª. Dra. Cristina Tourinho, e mestrando em performance na classe do Prof. Dr. Mario Ulloa (UFBA). Bolsista pelo NEOJIBA-HEM (Haute École de Musique de Genève-Suíça), onde estudou com o Prof. Dušan Bogdanović. Teve aulas no Institut Jaques-Dalcroze, aulas e masterclass na Folkwang Uni. der Künste (Essen-Alemanha) com o Prof. Tomasz Zawierucha, e na Hochschule für Musik (Freiburg) com a violonista Jinhee Kim e o Prof. Michael Hampel. Membro fundador do Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, atua como professor, arranjador, regente e violonista desde 2015. É solista e camerista com repertório de música brasileira e clássica.

Instrutor

Course Staff Image #1

Anderson "Petti" Souza

Instrutor do Núcleo Territorial do NEOJIBA de Vitória da Conquista

Mestrando em Educação Musical e Bacharel em percussão pela Universidade Federal da Bahia. Integrou o grupo de percussão da UFBA e participou de concertos com a Orquestra Sinfônica da UFBA. Fez intercâmbio na University of Music and Performing Arts Musikhochschule Mannheim. Atualmente leciona percussão no programa NEOJIBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Leandro Barbosa

Instrutor do Núcleo Bairro da Paz

Bacharel em instrumento pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), instrutor de música no programa NEOJIBA desde 2012, ex-professor de saxofone e prática de conjunto do Conservatório de Música de Sergipe entre os anos de 2018 e 2020, além da experiência como instrutor em oficinas para filarmônicas e projetos parceiros do NEOJIBA.

  1. Número do curso

    AANEO1
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    100 horas totais
Inscrever-se