Pular para o conteúdo principal

Viola Erudita | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

O curso de Viola Erudita do Neojiba Sem Fronteiras visa o desenvolvimento de técnicas bem fundamentadas do instrumento, com o aprimoramento da boa postura e a busca pelo som de qualidade, através de músicas do repertório tradicional e também popular.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Detaché
Aula 2 - Stacatto com Acento 1
Aula 3 - Stacatto com Acento 2
Aula 4 - Cordas Graves
Aula 5 - Quintas Diminutas
Aula 6 - Cotovelo Circular
Aula 7 - Ligadura com Ponto
Aula 8 - Tercina

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
1- Ter concluído com exito o Módulo 1 de Viola Erudita do Neojiba Sem Fronteiras
2- Conhecer a primeira posição do instrumento, usando o 1º, 2º , 3º e 4º dedo e ter bom domínio da empunhadura do arco
3- Ter boa leitura da clave de Dó

Coordenadora do Curso

Course Staff Image #1

ELISA GRACIELA

Coordenadora Pedagógica das Violas

Elisa Graciela é natural de São Paulo. É bacharel em Viola (FAMOSP), especialista em Musicoterapia Organizacional (FMU) e em Gerontologia (UNIFESP). Foi aluna dos grandes violistas brasileiros: Alejandro de Leon, Horácio Schaefer, Silvio Catto, Adriana Schincariol e Wallas Penas, atuando por longos anos em diversas Orquestras Jovens e Profissionais de São Paulo, integrando atualmente o Quarteto de Cordas IAPÓ. Em paralelo, é musicista em ambientes que visam a promoção da saúde e nos últimos anos tem se dedicado ao ensino coletivo e particular de violino e viola para crianças. Atua, desde março de 2021, como coordenadora pedagógica das violas no programa NEOJIBA.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

KAILANE OLIVEIRA DO CARMO

Instrutora de VIOLA

Kailane Oliveira do Carmo, iniciou seus estudos de musica no NEOJIBA aos 14 anos e hoje aos 19 é integrante da Orquestra Castro Alves e monitora PROMS. Atualmente é estudante de licenciatura de História na Universidade Federal da Bahia.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

STÊNIO RODRIQUES

Instrutor de VIOLA

Stênio Rodrigues começou os estudos de viola em 2015 no conservatório de música da cidade de Saber em Camaçari. Em 2016 virou membro da orquestra Pró-sinfonica de Camaçari. Em 2018 ingressou no programa NEOJIBA como bolsista da Orquestra Castro Alves e atualmente é integrante da Orquestra principal do Programa (O2J) atuando também como monitor PROMS.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

VICTOR ROSADO

Instrutor de VIOLA

Victor Rosado, natural de Salvador é discente do Bi de Artes na UFBA. Ingressou no programa Neojiba em 2018 e atuou como Jovem líder no Núcleo liberdade. Em 2019 se tornou chefe de naipe das Violas da Orquestra Experimental Pedagógica (OPE) e desde 2020 é violista da Orquestra Castro Alves (OCA). Também é multiplicador no NEOJIBA e atua como monitor PROMS.

  1. Número do curso

    AVLA02
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se