Pular para o conteúdo principal

Fagote | Módulo 3


NEOJIBA

Sobre o Curso

O Curso de Fagote | Módulo 3 do NEOJIBA Sem Fronteiras segue reforçando o registro médio do fagote e ampliando o alcançe até a região aguda do instrumento. Além disso, busca desenvolver ainda mais a técnica para emissão, articulação e aprimoramento da técnica do dedilhado. É direcionado a fagotistas de nível elementar, mas já com conhecimento básico da técnica do fagote.

Conteúdo Programático

Uso das chaves auxiliares
Amplitude sonora
Fraseado
Afinação
Criatividade
Articulação

Pré-requisitos

Ter conhecimento básico da técnica do fagote. Saber ler partitura. Conseguir emitir e saber o dedilhado das notas da região média e aguda até o Si bemol do registro 3 do instrumento. Ter o instrumento para praticar.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Valter Pedro

Ex-Coordenador Pedagógico de FAGOTE do NEOJIBA

Natural de Senhor do Bonfim – BA iniciou seus estudos de fagote em Salvador através do NEOJIBA no ano de 2009 com a renomada Cláudia Sales. Participou em Masterclasses com Afonso Venturieri, Alexandre Silvério, Aloysio Fagerland, Ariane Petri, Benjamim Coelho, Catalina Guevara, Catherine Carignan, Catherine Larsen-Maguire, Ezequiel Fainguersch, Fábio Cury, Fabián Contreras, Francisco Formiga, Guillaume Santana, Laurent Lefèvre, Martin Kuuskmann, Romeu Rabelo, entre outros. É Licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e segue seus estudos no PROMUS, Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ, na linha de pesquisa em pedagogia instrumental. Atualmente é Coordenador Pedagógico de Fagote do Programa NEOJIBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Carlos Hurtado

Monitor de Fagote do NEOJIBA

Iniciou seus estudos ao Fagote no El Sistema de Orquestas (Venezuela) em 2009 no Núcleo Eulalia Buroz. Começou sua vivência orquestral com a Orquestra Sinfônica Juvenil Francisco Miranda entre os anos de 2012 a 2016. Vale ressaltar sua atuação como solista, em 2014, na Sala Fedora Aleman. Entre 2016 e 2018 fez parte da Orquestra Sinfônica Francisco de Miranda. Já em 2018 ingressou na Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas e da Orquestra Sinfônica Juan José Landaeta até meados de 2019 quando passou a integrar a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela, onde esteve atuante até 2021. Com esta orquestra participou da turnê pela Rússia, no ano de 2019, tocando nas mais importantes Salas de Concerto como o Teatro Mariinski e a Sala de Concertos Zaryadye. Em 2021 passou a fazer parte do programa Neojiba. Já assistiu a Masterclasses com professores como: Henning Trog, Mathias Racz, Hans Agreda, George Sakakeeny, Eduardo Calzada, entre outros.

  1. Número do curso

    BFGT03
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se