Pular para o conteúdo principal

História da Música | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

Neste curso você terá uma introdução à História da Música Ocidental por meio da conexão entre a história sociopolítica e musical, passando por todos os períodos históricos e escutando gravações de músicas de referência.

Pré-requisitos

Você não precisa ter nenhum conhecimento musical para fazer esse curso.

Conteúdo Programático

 Classicismo

 Romantismo

 Pós-romantismo

Coordenadora do curso

Course Staff Image #1

Raíssa Encinas

Iniciou seus estudos em música aos 4 anos de idade em escola livre de música, tendo tocado piano e flauta transversal em Orquestras jovens e grupos instrumentais. Concluiu o Bacharelado em Composição e Regência pela UNESP, tendo recebido pelo TCC (realizado em parceria com a FAPESP) o Prêmio de Excelência 2014 com o trabalho de análise e edição de peças de Edmundo Villani-Côrtes. Atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Música na UFBA. Trabalhou na Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul e no Theatro Municipal de São Paulo como Arquivista e Copista. Atualmente atua como Coordenadora do Arquivo Físico e Digital do NEOJIBA, onde tem produzido, coordenado e ministrado um curso livre para formação de profissionais para arquivos musicais de performance.

Revisora

Course Staff Image #2

Kelsilene Santana

Natural da Ilha de Itaparica, Bahia. Graduada no curso Superior Tecnológico em Gestão de Eventos e Graduanda no Curso de Licenciatura em Música. Sempre em busca de conhecimento durante a graduação, fez parte do Setor de Arquivo do NEOJIBA como estagiária, tem experiência como Professora Residente no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes e foi Bolsista PIBID. Atualmente faz parte da Orquestra Sinfônica da Bahia - OSBA como Assistente de Arquivo de Partituras.

Instrutores

Course Staff Image #2

Anderson Nascimento

Anderson Nascimento, iniciou a aprendizagem de instrumentos musicais com 16 anos de idade, através da internet, sendo o violão o seu primeiro instrumento, posteriormente passou a tocar bateria, até aprender a tocar o piano, passando a ser este, o seu principal instrumento. Aos 21 anos de idade, ingressou no curso de licenciatura em música, onde atualmente segue em curso, desde então já foi bolsista do Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), professor de teclado na Remusc (escola do professor Renato Santana), e atualmente, é estagiário do setor de Arquivo no Núcleo Central do NEOJIBA, e professor de teoria musical do curso de extensão da escola de música da UFBA.

Course Staff Image #2

Leonardo Oliveira

Natural de Serrinha-BA, iniciou seu vínculo com o NEOJIBA em 2015 através das Caravanas pedagógicas onde teve a oportunidade de aprender violino com um dos monitores viajantes. Se tornou monitor da primeira turma do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (PROCEC) e lecionou instrumentos de cordas na Filarmônica 30 de Junho entre os anos de 2016 e 2017. Em 2018, ingressou no curso de Composição e Regência na UFBA e se tornou violinista da Orquestra 02 de Julho, se mantendo ativo até o ano de 2022; atuou também como monitor PROMS nos núcleos SESI, Federação, Lauro de Freitas e com a Orquestra Pedagógica Experimental (OPE). Hoje atua como assistente no setor de Arquivo no Núcleo Central do NEOJIBA.

Inscrever-se