Pular para o conteúdo principal

Rítmica e Solfejo | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

Sejam muito bem vindos SEGUNDO MÓDULO do curso de leitura musical, rítmica e solfejo do NEOJIBA Sem Fronteiras. Vamos dar prosseguimento ao nosso currículo de Linguagem Musical. Neste módulo você verá mais afundo as variações de semicolcheia tanto nos compassos simples quanto nos compassos compostos. Na parte de Solfejo, completaremos nossa escala maior, além de atingir outros graus da escala, nos possibilitando também conhecer e reconhecer a escala menor natural. Esse curso vai te deixar fera, com tudo o que você precisa para se desenvolver com autonomia no mundo da música!

Conteúdo Programático

Ritmos musicais avançados
Compasso Simples e Composto
Sílabas rítmicas com vriações de semicolcheia
Escala maior e menor natural
Solfejos e manossolfa

Pré-requisitos

Se você ainda não fez o MÓDULO 1, recomendamos que você o faça primeiro, pois apesar dos conteúdos (ritmos e solfejos) não serem difíceis, nossa abordagem busca desenvolver diversas habilidades em você - não apenas leitura, mas também percepção, movimentação corporal, criação e improvisação - tem que ser desenvolvidas de forma progressiva.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Jamberê Cerqueira

Coordenador Pedagógico de Tuba e Linguagem Musical do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, é bacharel em Composição pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente, é Coordenador Pedagógico do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), onde é membro desde a sua fundação em 2007, no qual também atua nas áreas de composição, arranjo, tuba e bombardino.

Como compositor e arranjador, foi aluno dos professores Wellington Gomes, Agnaldo Ribeiro, Ricardo Bordini e Pedro Kroger. Ingressou em 2013 na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu um trabalho de ensino coletivo através do repertório orquestral, com orientação do Prof. Dr. Lélio Alves e co-orientação dos Profs. Drs. Celso Benedito e Joel Barbosa.

Como tubista, já realizou diversas viagens pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Suíça, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Dinamarca e Bélgica, como membro da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia.

Já participou como tubista convidado na Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA, Orkestra Rumpilezz e Orquestra Afrosinfônica. Também tem presença nas bandas de música popular brasileira, como nas artistas Lívia Mattos e Aila Menezes, além de diversas participações em faixas de álbum com outros artistas. Suas diversas obras já foram realizadas pelas principais formações do NEOJIBA, tendo estreias de arranjos e composições em salas importantes como a Concertgebouw, Queen Elizabeth Hall e Philharmonie de Paris. É também autor de diversos arranjos orquestrais para nomes da Música Popular Brasileira, tais como Daniela Mercury, Márcia Short, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Gerônimo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Baby do Brasil, Saulo Fernandes, Arnaldo Antunes e Francis Hime.

Membro fundador do Programa NEOJIBA em 2007, já atuou como tubista nas principais orquestras, e na coordenação das áreas de teoria musical e na rede de projetos orquestrais do interior da Bahia.

Instrutora

Course Staff Image #1

Lucie Barluet

Coordenadora dos Corais do NEOJIBA

Natural da frança. Iniciou sua formação musical estudando canto e piano. Aos 9 anos entrou na maîtrise da Ópera Nacional de Lyon, onde ela cantou até os 18 anos de idade. Continuou sua formação vocal no Conservatório de Lyon, ao mesmo tempo entrou na Escola Nacional de Música de Villeurbanne, para estudar direção de coro. Em 2014, ela entrou na turma de Christian Immler na Escola Superior de Música de Lausanne concluindo seu bacharelado em canto lirico em 2017. Além de sua formação acadêmica sempre desenvolveu trabalhos pedagógicos com crianças, jovens e adultos. Em novembro de 2017 esteve pela primeira vez no Brasil para conhecer o NEOJIBA. Hoje atua como coordenadora dos coros do Núcleo Central, além de ajudar na preparação do Coro Juvenil e reger os coros Infantojuvenil e infantis.

Course Staff Image #1

Ainoã Cruz

Instrutora do NEOJIBA

Licenciada em música pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em educação musical na Universidade Estadual de Maringá, membro da Associação Suzuki das Américas. Integrante fundadora do Programa NEOJIBA atuando como bolsista na Orquestra Juvenil da Bahia entre 2007 e 2015 e istrutora de cordas friccionadas e iniciação musical entre 2016 e 2021. Atualmente é professora de cordas e iniciação musical no programa Xiquitsi em Moçambique.

Instrutora

Course Staff Image #1

Elizabeth Ladeia

Instrutora do NEOJIBA

Natural de Salvador, Bahia. Educadora musical, regente e preparadora de coros, graduanda em Lic. em música. Ingressou no NEOJIBA em 2014 no Coro Juvenil e em 2015 integrou à formação PROMS, atuando então como monitora coral em diversos núcleos do programa até meados de 2017. Desde 2018 atua como instrutora de canto coral, iniciação musical e linguagem musical tanto no programa NEOJIBA e em projetos parceiros a exemplo do “Escolas Culturais”, como em instituições privadas com a missão de preparar professores do ensino regular para o ensino transversal da música.

  1. Número do curso

    LM03
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    20h Totais
Inscrever-se