Sobre o Curso
Neste curso de Madeiras módulo 1 serão abordados os seguintes temas: A Flauta: manuseio e primeiras notas, O Oboé: manuseio e primeiras notas, A Clarineta: manuseio e primeiras notas, O Fagote: manuseio e primeiras, notas, Primeira escala (Fá maior), Afinação, Dinâmica e Articulações
Conteúdo Programático
• A Flauta: manuseio e primeiras notas;
• O Oboé: manuseio e primeiras notas;
• A Clarineta: manuseio e primeiras notas;
• O Fagote: manuseio e primeiras notas;
• Primeira escala (Fá maior);
• Afinação;
• Dinâmica;
• Articulações.
Pré-requisitos
É aconselhável que você tenha cursado:
Flauta Módulo I
Oboé Módulo I
Clarineta Módulo I
Fagote Módulo I
Instrutores do Curso
João Pedro Nunes
Coordenador Pedagógico de FLAUTA do NEOJIBA
Natural de Teresina-PI, João Pedro Nunes iniciou seus estudos na flauta transversal em 2010, por meio do projeto Música Para Todos, onde mais tarde atuou como monitor de iniciação musical e flauta. Foi aluno do curso técnico de música do IFPI e flautista na Orquestra Sinfônica de Teresina. Participou de importantes festivais no Brasil, com destaque para o CIVEBRA (2013-2014) e o Festival de Campos do Jordão (2017-2018).
Em 2016, integrou o programa NEOJIBA, atuando na Orquestra Juvenil da Bahia, onde participou de duas turnês internacionais e teve aulas com o professor Michel Bellavance. Nesse período, também formou no curso de bacharelado em instrumento musical na UFBA, na classe do professor Lucas Robatto.
Atualmente, João Pedro Nunes é coordenador pedagógico de Flauta Transversal no NEOJIBA.
Gabriel Marcaccini
Coordenador Pedagógico de OBOÉ do NEOJIBA
Natural da cidade de São Paulo, Gabriel Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, na Escola de Música da Igreja com Pedro de Jesus Chavans. Ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) sob orientação de Natan Rodrigues Albuquerque Júnior. Graduou-se em Oboé pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi aluno da Academia de Música da OSESP, ambos sob orientação de Arcadio Minczuk. Participou dos festivais, FEMUSC, Intercâmbio na University of Georgia (EUA), Curso de Férias de Tatuí, Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde recebeu orientações de Washington Barella, David Walter, Dwigth Manning, Isaac Duarte, Christian Wetzel e Joel Gisiger. Gabriel integrou a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Exército, Orquestra Experimental de Repertório, OSESP (como academista). Como convidado em orquestras como Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro, OSUSP.
Atua como Primeiro Oboé na Orquestra Sinfonia da Bahia desde 2019 e Cooperador pedagógico de Oboé no NEOJIBA desde 2023.
Adauri de Oliveira
Coordenador Pedagógico de CLARINETA do NEOJIBA
Nasceu na cidade de Macaúbas, no interior baiano, onde iniciou seus estudos de música na Filarmônica N. Sr.ª da Imaculada Conceição, aos 11 anos de idade. É membro fundador do NEOJIBA onde chefiou o naipe de clarinetas da Orquestra Juvenil da Bahia em diversas turnês nacionais e internacionais. Graduou-se Bacharel em Instrumento/Clarineta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na classe do Professor Doutor Pedro Robatto e participou de importantes festivais de música como o Festival de Música de Santa Catarina e o Festival de Inverno de Campos do Jordão bem como de importantes concertos com a Orquestra Sinfônica da Bahia e com a Orquestra Sinfônica da UFBA.
Bruno Peçanha
Coordenador Pedagógico de FAGOTE do NEOJIBA
Natural de Rio de Janeiro, graduou-se em Fagote pela UFRj sob orientação do Dr. Aloysio Fagerlande, atuou em orquestras como Orquestra Sinfonia do Teatro municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfonia Nacional e Orquestra Sinfonica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de importantes festivais como, II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Plahetas Duplas, Festival de Música de Londrina, Festival Internacional Sesc em Pelotas e Festival Binacional Brasil-Venezuela. Desde 2018 atua como fagotista da Orquestra sinfonica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA), também atua como coordenador pedagógico de fagote do NEOJIBA desde 2023.
Para saber mais sobre o NEOJIBA, nos siga nas redes sociais.