Pular para o conteúdo principal

Metais | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Neste curso iremos aprofundar os conhecimentos sobre os instrumentos da família dos metais e a prática no ensino coletivo com os mesmos. Logo, os conteúdos propostos dizem respeito a: Fundamentos básicos dos metais; o Trompete; a Trompa; o Trombone; a Tuba e o Bombardino; a Escrita para Metais e a prática coletiva. Também iremos apresentar algumas sugestões de exercícios que podem ser aplicadas no contexto coletivo de ensino-aprendizagem e iremos dar algumas dicas de arranjo e composição para metais.

Pré-requisitos

Ter conhecimento sobre um ou mais instrumentos da família dos metais e domínio da leitura musical. É desejável estar lidando com um grupo de metais ou ter a possibilidade de trabalhar com um conjunto dessa natureza para aplicar e avaliar os conteúdos aqui apresentados.

Conteúdo Programático

Fundamentos Básicos
O Trompete
A Trompa
O Trombone
A Tuba e o Bombardino
A Escrita para metais: Extensão e Transposições
A Prática Coletiva

Coordenadores do Curso

Michele Girardi

Michele Girardi

Coordenador Pedagógico de Trombone

De origem italiana, Michele Girardi é Doutor em Música, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical, pelo Conservatório G. Verdi de Torino/IT (2009); Bacharel em Instrumento - Trombone (2006) e Composição para banda sinfônica (2013), pelo Conservatório G.Verdi de Torino/IT. Atua como trombonista solo (chefe de naipe) da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA, desde 2018) e Professor e Coordenador Pedagógico de Instrumento - Trombone no Programa NEOJIBA (desde 2014).

Jamberê Cerqueira

Jamberê Cerqueira

Coordenador Pedagógico de Tuba

Natural de Salvador-BA, é bacharel em Composição pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente, é instrutor do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), onde é membro do Programa NEOJIBA desde 2007, atuando como compositor, arranjador e professor de tuba, bombardino, composição e linguagem musical. Como tubista, já realizou diversas viagens pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Portugal, Reino Unido, Suíça, Itália e Estados Unidos em turnês com a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, além de participar entre 2017 e 2019 como membro convidado na Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou como professor no Festival TOQUEMUS 2014 em Tocancipá (Colômbia) e na Academia de Orquestras Latino-americanas 2024 em Frutillar (Chile). Como compositor e arranjador, já teve diversas obras realizadas por estas orquestras e foi responsável por diversos arranjos orquestrais para nomes da Música Popular Brasileira, tais como Daniela Mercury, Márcia Short, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Gerônimo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Baby do Brasil, Saulo Fernandes, Arnaldo Antunes e Francis Hime. Sua obra KAMARÁMUSIK foi vencedora do Concurso de Composição para Concerto ou Peça Concertante para Berimbau, Percussão e Orquestra 2022, tendo sido estreada em Salvador e outras sete cidades da Europa, em salas importantes como a Concertgebouw em Amsterdam e na Philarmonie de Paris. A rapsódia para banda sinfônica, Kirimurê, ficou em segundo lugar no Concurso de Composição para Orquestra de Sopros/Banda Sinfônica do FeMusik em 2023. Outra obra para orquestra sinfônica, Maculelê: O Exórdio, ficou em segundo lugar no VI Concurso de Composição para Orquestra do Festival Gramado in Concert. Esta obra também foi selecionada no Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em 2023.

Ronald Zaira

Ronald Zaira

Coordenador Pedagógico de Trompa

Natural da cidade de Arequipa – Perú, começou seus estudos de música na Banda do Colégio Salesianos Don Bosco (2005) com o professor Henry Garcia, Ingressou na Universidade Nacional San Agustin (UNSA) no ano 2007 e começou seus estudos no ano 2008 com o professor Socrates Diaz Espinoza, em 2010 começou seus estudos de trompa no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campo em Tatui – São Paulo – Brasil com o professor Joel Pereira e Adalto Soares, estudo o curso de trompa na Escola de música do Estado de São Paulo (EMESP) com o professor Luciano Pereira de Amaral (OSESP), estudo trompa na Escola Municipal de música de São Paulo com o professor Luiz Garcia (OSESP), é formado no curso de Flauta Dulce do projeto SOPRO NOVO da Yamaha e é Licenciado em Música na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Participou do Die internationale Sommerakademie 2016 Scholl Pommersfelden – Collegium Musicum – Alemanha, participou de três edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão nos anos 2015, 2017 e 2019, participou do III e IV Encontro Internacional de Metais em Tatuí, do Curso de Férias em 2010-2011 – Coreto Paulista e de masterclass com Luiz Garcia, Katy Woolley, Samuel Hamzen, Cris Castellanos, Nikolay Genov, Luis Murillo, Will Sanders, Gustavo Constenla, Abel Pereira, Celso Benedito, Marcus Bonna, Martin Owen, Jorg Bruckner, Saar Berger e Radek Baborak. Atuou como trompista da Orquestra Sinfônica Jovem de Arequipa, Orquestra Jovem do Sillar, Orquestra Sinfônica Jovem do Perú, Orquestra Sinfônica Jovem Sinfonia por El Perú, Orquestra Jovem do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica Jovem de Piracicaba, integrou o naipe de trompas da Orquestra Sinfônica de Arequipa, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, do Grupo de Metais do Conservatório de Tatuí, da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da Bahia e da Orquestra de Metais Lyra Tatuí com a qual atuo em diversos concertos e festivais pelo Brasil todo. Foi chefe de naipe de trompas da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Atualmente é Coordenador Pedagógico de trompa do NEOJIBA.

Raphael Elias

Raphael Elias

Coordenador Pedagógico de Trompete

Natural de Campos dos Goytacazes - RJ, graduou-se em trompete pela Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do Prof. Dr. Heinz Karl Novaes Schwebel. Possui uma vasta experiência em concertos e eventos musicais com renomadas instituições tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo a Orquestra Sinfônica da Bahia e a Orquestra Jovem de Curitiba. Tem se destacado como coordenador pedagógico no Programa NEOJIBA, contribuindo significativamente para a formação de jovens músicos na Bahia e em diversos projetos de música de câmara. Raphael tem se apresentado em importantes festivais e eventos musicais e atualmente é professor de trompete na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

  1. Número do curso

    METAIS1
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se