Pular para o conteúdo principal

Percussão | Pandeiro Brasileiro


NEOJIBA

Sobre o Curso

Este curso abordará conteúdos sobre o estudo do Pandeiro Brasileiro. Direcionado a percussionistas de nível básico com prévio contato com o instrumento a ponto de conhecer a técnica inicial de segurar o Pandeiro bem como leitura rítmica na partitura.

Conteúdo Programático

O curso abordará 6 conteúdos com foco no desenvolvimento técnico-musical no estudo do Pandeiro brasileiro. São eles:

Tipos de Pandeiro
Toques básicos
Samba
Côco
Baião
Rulo

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
Ter feito o curso de Ritmos Brasileiros
Ter um Pandeiro brasileiro
Saber ler as figuras musicais no pentagrama
Muita disposição para aprender

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Isaac Falcão

Coordenador Pedagógico de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, aos 4 anos iniciou seus estudos de música no Instituto de Educação Musical sob orientação da professora Carmen Mettig, dedicando-se a estudar bateria e percussão com o professor Jorge Sacramento. Membro fundador do NEOJIBA, em 2007, foi selecionado como monitor de percussão onde participou de muitas apresentações como timpanista, acompanhando artistas renomados como Martha Argerich, Ricardo Castro, Maria João Pires, Lang-Lang, Jean Yves Thibaudet, Stewart Goodyear, Alexander Gurning, Colin Currie. Bacharel em Percussão Sinfônica na classe do Prof. Dr. Jorge Sacramento de Almeida. Mestre em Educação Musical pela UFBA. Bacharel em Administração pela Faculdade 2 de Julho. Atualmente é coordenador pedagógico de percussão do NEOJIBA.

Instrutora

Course Staff Image #1

Érica Sá

Instrutora de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador, começou seus estudos de música (bateria) em 2001 e em 2006 ingressou no curso superior de Instrumento/Percussão no ano de 2006 na Universidade Federal da Bahia. De 2011 a 2012 foi percussionista da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira (Camaçari). De 2012 a 2014 foi aluna do Conservatório Superior de Música de Estrasburgo (França), na classe do professor Emmanuel Séjourné onde obteve com Excelência, e por unanimidade do júri, o diploma de Especialista. De 2016 a 2019, integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. Em 2017 e 2018 atuou como solista junto a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. Em 2019 concluiu o Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  1. Número do curso

    PER04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se