Pular para o conteúdo principal

Violino | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

No curso de violino do NEOJIBA Sem Fronteiras abordaremos a técnica do instrumento. Tomando sempre por base o repertório instrumental violinístico e utilizando a música como ponto de partida para aprender alguns pontos fundamentais na execução do violino. Você terá acesso na plataforma a todo material didático necessário para o aprendizado das peças a serem praticadas como partituras, vídeos, dicas de como estudar e questões teóricas sobre os conteúdos que estão sendo trabalhados de forma prática.

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
- Saber tocar a escala de Ré maior em uma oitava na primeira posição.
- Conseguir tocar a peça Remando Suavemente do Método Shinichi Suzuki, vol.1.
- Saber ler partitura e ter o instrumento para praticar.

Conteúdo Programático

- Retomada de arco
- Distribuição de arco
- Anacruse
- Ressonância
- Forma de Sol Maior
- Arcada Minuet
- Arpejos, notas alteradas e tercinas
- Mudança de corda, notas ligadas e apogiatura

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Guilherme Teixeira

Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA

Pernambucano, iniciou seus estudos musicais no Projeto Suzuki, projeto desenvolvido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Entre 2000 e 2002 foi aluno do professor Ademar Rocha (PB) na classe de violino do CPM. Entre 2008 e 2013 foi membro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), onde tocou sob a regência dos maestros Fábio Mechetti,Antoni Wit, Emil Tabakov, Christopher Warren-Green e acompanhou solistas como Gilberto Gil, Fábio Zanon, Miriam Fried, Antonio Menezes, Hélène Grimaud e Gil Shaham. Atuou como Spalla de 2010 à 2018 na YOBA (Youth Orchestra of Bahia) principal formação do Programa NEOJIBA. Nesse período acompanhou solistas como Maria João Pires, Lang Lang, Colin Currie, Shlomo Mintz, Maxim Vengerov, Midori Goto e Martha Argerich. Realizou vários concertos no Brasil, Turnês nos Estados Unidos e Europa em salas como Queen Elizabeth Hall (Londres), Royal Festival Hall (Londres), Victoria Hall (Genebra), Konzerthaus (Berlim), Auditorium Stravinski (Montreux-Suiça), Sala Verdi – Conservatório Giuseppe Verdi (Milão), Santa Cecilia Hall (Roma) e Philharmonie de Paris. Atualmente atua como Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA, Licenciado em Música e Pós Graduado em Gestão Educacional pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL.

Instrutora

Course Staff Image #1

Ainoã Cruz

Instrutora de Cordas Agudas e Iniciação Musical do Núcleo Federação

Licenciada em música pela Universidade Federal da Bahia e membro fundadora do Programa NEOJIBA onde integrou a Orquestra Juvenil da Bahia entre 2007 e 2015. Instrutora de cordas friccionadas e iniciação musical no NEOJIBA. E desde 2018, professora convidada do Projecto Xiquitsi em Moçambique.

Instrutora

Course Staff Image #1

Priscila Figueiredo

Instrutora de Cordas Agudas de Simões Filho

Violinista, educadora musical e musicoterapeuta. Já foi integrante da Orquestra Juvenil da Bahia participando de turnês no Brasil, Europa e Estados Unidos. Violinista convidada da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) por vários anos. É membro fundadora do Programa NEOJIBA no qual exerce atualmente o cargo de instrutora de violino.

Instrutor

Course Staff Image #1

Reinaldo Santos Silva

Instrutor de Cordas Agudas do NEOJIBA

Natural de Salvador. É membro do NEOJIBA desde de 2007 atuando como violinista e professor do instrumento no programa, além de ministrar aulas em projetos sociais em várias cidades do interior da Bahia. Já dividiu palco com músicos renomados no cenário internacional como, Maxim Vengerov, Miriam Frid, Shlomo Mintz, Maria João Pires, Lang Lang, Martha Argerich, Midori e outros. Participou turnês no Brasil, Europa, Estados Unidos, com a Orquestra Juvenil da Bahia nos maiores teatros do mundo como o Queen Elizabeth Hall, Teatro Opera di Firenze, Santa Sicília, Philharmonie em Paris, Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio dentre outras importantes salas no mundo. Em 2013 integrou a Orquestra Jovem das Américas (YOA) numa turnê por toda a América Central. Atualmente é músico convidado em concertos com a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA e licenciando em música pela Universidade Federal da Bahia.

Instrutor

Course Staff Image #1

Ledison Blanco

Instrutor de Cordas Agudas de Vitória da Conquista

É venezuelano. Tem uma trajetória como violinista, regente de orquestra e licenciado em educação musical pela Universidade Experimental das Artes da Venezuela (UNEARTES). Atualmente é professor de cordas agudas do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista. Violinista clássico, profissional de reconhecidas Orquestras Juvenis e Profissionais da Venezuela como Juvenil Teresa Carreño, Juvenil de Chacao e a Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas. Foi o diretor geral e musical do Núcleo Baruta e fundador do Núcleo Santa Cruz Del Este em Caracas Venezuela.

  1. Número do curso

    AVLN01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se