Pular para o conteúdo principal

Cavaquinho | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Cavaquinho | Módulo 1 do NEOJIBA Sem Fronteiras - Neste curso trabalharemos o cavaquinho com duas funções: instrumento harmônico, para fazer acompanhamentos e como um instrumento melódico, capaz de tocar linhas melódicas na primeira região do instrumento. Para isso trabalharemos algumas habilidades e técnicas básicas que te darão ferramentas e possibilidades de se desenvolver com o instrumento.

Conteúdo Programático

Postura / Pulsação
Levada de Xote
Alternância de palhetada
Acordes: Dó maior / Levada de Baião
Mapeamento do braço: 3ª corda (sol e lá)
Mapeamento do braço: 2ª e 1ª corda
Acordes: Em e A7
Tocar legatto / revisão de conteúdos

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
Ter um cavaquinho
Conhecimento de postura
Conhecimento de leitura de cifra

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Otávio Fidalgo

Coordenador Pedagógico de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

- Soteropolitano, violonista, com graduação em instrumento, orientado pelo Prof. Dr. Mario Ulloa pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Educação Musical pela mesma instituição, com pesquisa na sub-área de ensino coletivo de violão com utilização de tecnologias, com apoio do Cnpq. Atualmente cursa o doutorado em Educação Musical, apoiado pela CAPES. Ambas formações de pós-graduação orientadas pela Profª. Drª. Cristina Tourinho pela UFBA. Começou a ensinar violão em 2005 nas Oficinas de Violão da UFBA. Ensinou em diversas escolas particulares e projetos sociais de música, dentre eles IEM (Instituto de Educação Musical) da Profª. Carmen Mettig e a Escola de Música Irmãos Macêdo, fundada pelo músico Aroldo Macêdo.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

Paulo Victor Nascimento

Instrutor de Cavaquinho do NEOJIBA

Técnico em Violão pelo Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, Licenciando em Música com habilitação em violão pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e integrante do Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA desde dois mil e quinze. O docente tem atuado como instrutor de cavaquinho e bandolim, e músico instrumentista na região metropolitana de Salvador. Na sua trajetória já realizou trabalhos como músico solista, acompanhador, regente e arranjador, em diversas formações instrumentais, excursionando por vários estados Brasileiros e pela Europa Central.

  1. Número do curso

    ACAV01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se