Pular para o conteúdo principal

Violoncelo | Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Esse módulo contém oito aulas, com orientações técnicas para o desenvolvimento intermediário e avançado da literatura do violoncelo. É abordado aspectos como cordas duplas, vibrato, mudança de posição, articulação, escalas, arpejos, variações de arco. Isso tudo aplicado ao repertório que foi escolhido para esse módulo.

Conteúdo Programático

Módulo 4 - violoncelo - aula 1 - Galamian Dó maior 3 oitavas

Módulo 4 - violoncelo - aula 2 - Arpejos e variações

Módulo 4 - violoncelo - aula 3 - Sextas cordas duplas

Módulo 4 - violoncelo - aula 4 - Oitavas

Módulo 4 - violoncelo - aula 5 - Dupport 7

Módulo 4 - violoncelo - aula 6 - Vibrato - Swan - Saint Saëns

Módulo 4 - violoncelo - aula 7 - Sarabande suite no. 3 J. S. Bach

Módulo 4 - violoncelo - aula 8 - Feuillard no. 50 - Capotasto

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:

Noções básicas de mudança de posição (até a 7ª posição).Noções básicas de vibrato. Conhecer os fundamentos de divisão do arco para tocar notas com ligaduras.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Franklin Martins

Coordenador Pedagógico de Violoncelos do NEOJIBA

Mestrando em performance pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do professor Dr. Fábio Presgrave. Seu mestrado tem como tema a pedagogia do violoncelo no século XXI. Atuou como primeiro violoncelo na Camerata da Unesp e na GRU Sinfônica. Foi integrante da orquestra Experimental de Repertório, além de ter sido músico convidado para tocar na Orquestra do teatro São Pedro, Sinfônica deCampinas e Orquestra Municipal de Santos.

Ganhador do prêmio de excelência em sua pesquisa a respeito do compositor José Siqueira Lima na conclusão da sua graduação na Unesp. Trabalhou sob a regência de grandes nomes da música como o violinista Pinchas Zukerman, Marin Alsop, Eiji Oue, Sian Edwards, além de ter tocado música de câmara com integrantes da Filarmônica de Berlin sob regência de Leon Spierer, spalla aposentado da orquestra.

É violoncelista na Orquestra Filarmônica SESI-SP desde 2010 e da orquestra Municipal de Santo André desde 2017. Em suas gravações de destaque estão a estreia mundial das composições “Fogo”, “Ar” e “Amazônia” do compositor Rodrigo Hyppolito e do concerto para Bandolim e Orquestra do compositor Hamilton de Holanda.

Além do seu foco e paixão por estrear novas composições, tem sido reconhecido por seu trabalho voluntário como professor e Diretor Musical da Viajart Foundation. Fundação austríaca que investe em ações sociais para jovens artistas do Brasil através da educação, atuando em projetos sociais com responsabilidade na formação do cidadão e para o aperfeiçoamento dos mesmos para entrarem no mercado de trabalho musical, com bolsas de estudo no Brasil e no exterior.

Criador do Encontro de violoncelos de Jaguariúna, evento que já beneficiou mais de 100 cellos no ano de 2021, com masterclasses e concertos gratuitos. É um dos idealizadores da I Mostra de violoncelos de Roraima que terá sua primeira edição em fevereiro de 2022. Desde 2020 deu início a sua formação como luthier, sendo aluno do professor Vinícius Fachinetti em Tatuí. Neste ano de 2022 ganhou um convite para estagiar na Itália para o aperfeiçoamento de manutenção e construção de violoncelos.

Nascido em São Paulo em 1987, começou seus estudos aos 17 anos no método Jaffé, sendo aluno de Sueldo Francisco, Ricardo Fukuda e Joel de Sousa (Unesp). Atuou como solista na Camerata da Unesp e na Orquestra do Instituto Fukuda, interpretando o “Recitativo, Ária e Fuga” de J. Siqueira e “Le grand tango” de Astor Piazzolla. Franklin Martins toca em um violoncelo alemão modelo Stradivari 1715 construído em meados do século XIX que pertenceu ao grande professor e violoncelista polonês Zygmunt Kubala

  1. Número do curso

    AVLC04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se