Pular para o conteúdo principal

Violino | Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Esse módulo contém oito aulas, com instruções e peças para serem executadas. Essas aulas se dedicam a desenvolver habilidades básicas e intermediárias, ligadas à técnica e expressão musical no violino. São quatro habilidades destinadas ao desenvolvimento da mão esquerda e quatro mais direcionadas à mão direita.

Cada aula é baseada na execução de uma música curta onde será possível aplicar a habilidade ensinada de forma prática e musical. O repertório é bastante abrangente e aborda diferentes estilos e períodos, da música brasileira ao romantismo. O curso está organizado de maneira progressiva, por isso violinistas de todos os níveis e idades podem se inscrever e participar.

Conteúdo Programático

1. Aula 1 - Antecipação da mão esquerda. Música: Samba-le-le - Cultura Brasileira

2. Aula 2 - Introdução aos harmônicos naturais. Música: A borboleta (Der Schmetterling) - Andrea Holzer-Rhomberg

3. Aula 3 - Articulação da mão esquerda. Música: Gavotte - François-Joseph Gossec

4. Aula 4 - As dinâmicas no violino. Música: Romance - Ignaz Pleyel

5. Aula 5 - Antecipação do arco. Música: Andante Cantabile - Ludiwg Spohr

6. Aula 6 -Terceira posição fixa. Música: Cantabile - Melodia inglesa (sec. XVII)

7. Aula 7 - O détaché. Música: Apanhei-te cavaquinho - Ernesto Nazareth

8. Aula 8 - O martelé. Música: Allegreto - Ignaz Pleyel

Pré-requisito mínimo

Para entrar neste curso você precisa:

- Ser capaz de utilisar os quatro dedos da mão esquerda na primeira posição em todas as cordas.

- Tocar com o arco em todas as cordas.

- Ser capaz de realizar mudanças de corda e usar as três principais regiões de arco (talão, meio e ponta).

- A partir da aula 6, ter um contato inicial com a mudança de posição (terceira posição).

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Ícaro Smetak

Coordenador Pedagógico de Violinos do NEOJIBA

Músico, professor e pesquisador, Icaro Smetak nasceu em Salvador em 1991 numa família de músicos. Iniciou seus estudos de violino no curso de extensão da UFBA, onde estudou com Prof. Dr. Alexandre Casado a partir de 2005. Em 2007 tornou-se um dos primeiros monitores de violino do NEOJIBA e foi o primeiro spalla da Orquestra Juvenil 2 de Julho. Em 2009, foi admitido na Haute École de Musique de Genève (Suíça) onde cursou seu bacharelado em violino e mestrado em pedagogia do violino. Nessa instituição, estudou o seu instrumento com músicos e professores de renome internacional como Margarita Piguet-Kafafilova, Stefan Muhmenthaler, e didática do violino com Louis Pantillon. Na Suíça, teve suas primeiras experiências profissionais como violinista e professor, onde também recebeu as suas primeiras distinções por seus trabalhos acadêmicos e pedagógicos.

De volta ao Brasil em 2015, foi professor de violino no Neojiba até 2017. Começou a estudar viola e ingressou na Orquestra Sinfônica da Bahia em 2017 e na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia em 2018, ambas como violista.

Em 2019, concluiu o seu doutorado em música na UFBA, com ênfase no ensino coletivo de cordas. Em 2021, foi contemplado com a Bolsa de Excelência do governo suíço, o que o permitiu realizar um pós-doutorado e atuar como pesquisador convidado no Centro de Competência em Educação Musical da Universidade de Ciência e Artes Aplicadas de Lucerna (Suíça) até 2022. Com a ideia de equilibrar a pedagogia instrumental e a atividade como músico de orquestra e de câmara, em 2023, tornou-se professor e coordenador pedagógico de violino no NEOJIBA, junto com suas atividades de músico na UFBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Reinaldo Santos Silva


Instrutor de Cordas Agudas do NEOJIBA

Natural de Salvador. É membro do NEOJIBA desde de 2007 atuando como violinista e professor do instrumento no programa, além de ministrar aulas em projetos sociais em várias cidades do interior da Bahia. Já dividiu palco com músicos renomados no cenário internacional como, Maxim Vengerov, Miriam Frid, Shlomo Mintz, Maria João Pires, Lang Lang, Martha Argerich, Midori e outros. Participou turnês no Brasil, Europa, Estados Unidos, com a Orquestra Juvenil da Bahia nos maiores teatros do mundo como o Queen Elizabeth Hall, Teatro Opera di Firenze, Santa Sicília, Philharmonie em Paris, Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio dentre outras importantes salas no mundo. Em 2013 integrou a Orquestra Jovem das Américas (YOA) numa turnê por toda a América Central. Atualmente é músico convidado em concertos com a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA e licenciando em música pela Universidade Federal da Bahia.

Instrutor

Course Staff Image #1

Eliel Santana

Instrutor de violino no NEOJIBA

Eliel Santana nasceu em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, numa família de músicos. Começou a tocar na infância, na igreja que frequentava. Aos 7 anos, passou a estudar teoria musical com um professor da igreja e aos 8 começou a tocar violino, de forma autodidata.

Seu primeiro contato com a música de concerto foi no NEOJIBA, onde ingressou em 2013, na Orquestra Castro Alves (OCA). Em 2014, aos 14 anos, participou de sua primeira turnê internacional com o programa, apresentando-se com a Orquestra Juvenil da Bahia em concertos nos Estados Unidos, ao lado do pianista francês Jean Yves Thibaudet. No ano seguinte, passou a integrar de forma fixa a Orquestra Juvenil, formação musical mais avançada do NEOJIBA.

Ao longo dos anos, participou de outras turnês internacionais com a Orquestra, como a Turnê Europa 2014, ao lado da pianista Martha Argerich e do percussionista Colin Currie; a Turnê Europa 2016, acompanhando a violinista japonesa Midori; a Turnê Europa 2018, novamente ao lado de Martha Argerich; e a Turnê Europa 2022, com a pianista portuguesa Maria João Pires. Desde 2017, Eliel é spalla (primeiro-violino) da Orquestra NEOJIBA.

Instrutora

Course Staff Image #1

Franca Marcano Ledezma

Instrutora de violino no NEOJIBA

Franca Marcano Ledezma, venezuelana, integrante do El Sistema e da Academia Latinoaméricana del Violín, em Caracas. Ingressou no programa NEOJIBA em 2018, atuando como violinista na Orquestra Juvenil da Bahia (Orquestra 02 de Julho), monitora e instrutora de cordas agudas.

Participou como aluna ativa em diversos festivais no Brasil, como o Festival Internacional de música SESC Pelotas, Festival Jovem Allegro e Encontro de cordas Flausino Vale. Também, foi uma das vencedoras do concurso "Mozarteum Cadenza 2021".

Bacharel em violino pela Universidade Federal da Bahia e aprovada recentemente na Hochschule für Musik Saar, em Saarbrücken, Alemanha, na classe do professor David Grimal.

Monitor

Course Staff Image #1

João Azevedo

Monitor de violino no NEOJIBA

Membro ativo da orquestra 2 de Julho de 2018 a 2023, monitor proms e aluno do professor Marco Catto no curso de graduação em Violino pela UFBA. João teve seu primeiro contato com a música em 2012, aos 13 anos, no extinto núcleo de Trancoso, em Porto Seguro, Bahia. Participou de diversas turnês nacionais e internacionais, tocando em grandes salas como a Philharmonie de Paris e o Concertgebouw, dividindo o palco com grandes músicos como Martha Argerich e Maria João Pires.

  1. Número do curso

    AVLN04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se