Pular para o conteúdo principal

Violão | Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Violão | Módulo 4 do NEOJIBA Sem Fronteiras - Neste curso, trabalharemos o violão com o desenvolvimento dos três aspectos utilizados nos módulos anteriores: instrumento acompanhador, instrumento melódico e instrumento solista. O objetivo principal deste módulo é o crescimento técnico e musical do estudante com avanço em novas técnicas e conhecimentos musicais como compassos e ritmos e de possibilidades de como se estudar o instrumento.

Conteúdo Programático

Forma dos Acordes - A (CAGED)
Forma dos Acordes - D (CAGED)
Arpejos de 3 notas
Arpejos com 4 notas
Anacruse
Mapeamento da 5ª região do violão
Compasso composto 6/8 - acompanhamento
Compasso composto 6/8 - melodia
Compasso composto 6/8 - peça solo

Pré-requisitos

Para entrar neste curso é preciso conhecer:
Postura com o instrumento
Técnica de mão direita (alternância de 'i, m')
Técnica de mão direita (toque do polegar)
Iniciação à pestana (forma de E - CAGED)
Escala de Lá menor
Todos os acordes maiores menores e com sétima, sem pestana na primeira posição
Notas na primeira e segunda região do violão (do Mi - 6ª corda ao Lá localizado 1ª corda, 5ª casa)
Levada rítmicas básicas (Ex.: baião, valsa, marcha-rancho, bossa nova )
Tocar peças solo a duas vozes para iniciantes (melodia e baixo)
Ter passado pelos módulos 1, 2 e 3 do NSF - Violão

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Otávio Fidalgo

Coordenador Pedagógico de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

- Soteropolitano, violonista, com graduação em instrumento, orientado pelo Prof. Dr. Mario Ulloa pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Educação Musical pela mesma instituição, com pesquisa na sub-área de ensino coletivo de violão com utilização de tecnologias, com apoio do Cnpq. Atualmente cursa o doutorado em Educação Musical, apoiado pela CAPES. Ambas formações de pós-graduação orientadas pela Profª. Drª. Cristina Tourinho pela UFBA. Começou a ensinar violão em 2005 nas Oficinas de Violão da UFBA. Ensinou em diversas escolas particulares e projetos sociais de música, dentre eles IEM (Instituto de Educação Musical) da Profª. Carmen Mettig e a Escola de Música Irmãos Macêdo, fundada pelo músico Aroldo Macêdo.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

José Carlos Reis

Coordenador do NPM Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

Especializado em Educação Musical pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (CENSUPEG), licenciado em Música com habilitação em violão pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Processos Criativos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especializado em Arranjo Musical Pela Faculdade UNYLEIA. Vem atuando como professor nas áreas de musicalização infantil, violão, improvisação, arranjo e teoria musical. Na sua trajetória já realizou trabalhos como músico solista, acompanhador e arranjador, em diversas formações instrumentais, excursionando por vários estados Brasileiros e pela Europa Central.

Monitor

Course Staff Image #1

Diego Alves

Monitor de Violão do NEOJIBA

Integrante do NEOJIBA desde 2015. Foi jovem líder e jovem aprendiz no período de 2017 e 2020, no NPM Cordas Dedilhadas. Participou do programa Apadrinhe do NEOJIBA nos anos de 2020 e 2021. Em 2022, ingressou na Camerata Juvenil de Violões do NEOJIBA e exerceu o papel de monitor de violão no NPM Pirajá. Atualmente é monitor do NPM Cordas Dedilhadas. Fez masterclasses com violonistas como Mario Ulloa, Cecilia Siqueira, Gabriele Leite, Elias Lins e Fábio Bartolloni.

Monitora

Course Staff Image #1

Emanuela Gomes

Monitora de Violão do NEOJIBA

Integramte do NEOJIBA desde 2017, designada como Jovem Líder em 2021 / 2022. Neste papel, participou do programa apadrinhe do NEOJIBA em acompanhamento remoto de integrantes. Foi integrante do NPM Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, participando das cameratas de violão. Fez masterclasses com violonistas como: Gabriele Leite, Mario Ulloa e Elias Lins. Participou de atividades pedagógicas no NEOJIBA com os professores Marcelo Brasil, Fábio Bartoloni, Cecilia Siqueira e Luan Sodré. Atualmente é integrante da Camerata Juvenil de Violões e monitora no núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA. Além disso, atua ministrando aulas particulares de violão e como violonista em espaços religiosos.

Monitora

Course Staff Image #1

Maria Lisandra Sacramento

Assistente de coord. pedagógica Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

É integrante do NEOJIBA desde 2018, onde também desempenhou o papel de jovem líder e jovem aprendiz até o ano de 2020. Em 2022 ingressou na Camerata Juvenil de Violões tornou-se monitora na área de cordas dedilhadas. Em 2023 assumiu a posição de assistente de Coordenação Pedagógica. Participou de masterclasses ministradas por violinistas como Elias Lins, Amadeu Rosa e Gabriele Leite. Além disso, participou de academias e formações com os músicos Luan Sodré e Fabio Bartoloni. Além de seu compromisso com o projeto NEOJIBA, Maria Lisandra é também integrante ativa do grupo Samba de Pretas.

  1. Número do curso

    AVLO04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se