Pular para o conteúdo principal

Bandolim | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Bandolim | Módulo 1 do NEOJIBA Sem Fronteiras - Neste curso, trabalharemos com o bandolim desenvolvendo técnica e aspectos musicais para a execução de melodias e conhecimento básico do instrumento. O objetivo do curso é dar suporte e possibilidades para o iniciante no bandolim tocar com saúde, técnica e musicalidade.

Conteúdo Programático

Escala de Dó maior
Mapeamento do braço do bandolim (1ª região)
Arpejos maiores
Pulsação
Anacruse
Compassos acéfalos

Pré-requisitos

Para entrar neste curso é preciso conhecer:
Postura com o instrumento
Técnica de mão direita (alternância de palhetada)
Conhecimento de leitura de partitura

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Otávio Fidalgo

Coordenador Pedagógico de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

- Soteropolitano, violonista, com graduação em instrumento, orientado pelo Prof. Dr. Mario Ulloa pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Educação Musical pela mesma instituição, com pesquisa na sub-área de ensino coletivo de violão com utilização de tecnologias, com apoio do Cnpq. Atualmente cursa o doutorado em Educação Musical, apoiado pela CAPES. Ambas formações de pós-graduação orientadas pela Profª. Drª. Cristina Tourinho pela UFBA. Começou a ensinar violão em 2005 nas Oficinas de Violão da UFBA. Ensinou em diversas escolas particulares e projetos sociais de música, dentre eles IEM (Instituto de Educação Musical) da Profª. Carmen Mettig e a Escola de Música Irmãos Macêdo, fundada pelo músico Aroldo Macêdo.

Monitora

Course Staff Image #1

Maria Lisandra Sacramento

Assistente de Coord. Pedagógica Cordas Dedilhadas

É integrante do NEOJIBA desde 2018, onde também desempenhou o papel de jovem líder e jovem aprendiz até o ano de 2020. Em 2022 ingressou na Camerata Juvenil de Violões tornou-se monitora na área de cordas dedilhadas. Em 2023 assumiu a posição de assistente de Coordenação Pedagógica. Participou de masterclasses ministradas por violinistas como Elias Lins, Amadeu Rosa e Gabriele Leite. Além disso, participou de academias e formações com os músicos Luan Sodré e Fabio Bartoloni. Além de seu compromisso com o projeto NEOJIBA, Maria Lisandra é também integrante ativa do grupo Samba de Pretas

  1. Número do curso

    BDL
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se