Pular para o conteúdo principal

Flautim | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Neste módulo vamos ter uma introdução ao instrumento, trabalhando nas adaptações e diferenças em relação à flauta. Utilizaremos trechos de peças musicais para aplicação de cada conteúdo, sendo a maioria delas peças do repertório da flauta.

Conteúdo Programático

Aula 1: Postura - Concerto em Dó maior, segundo mov, Vivaldi.

Aula 2: Embocadura- Sarabande da Partita em Lá menor. J.S. Bach.

Aula 3: Golpe simples- Minuet, Telemann.

Aula 4: Registro- Bolero de Ravel (Solo de flauta).

Pré-requisitos

Para entrar neste curso é preciso:


-Ter domínio sobre os conteúdos trabalhados nos módulos I e II do curso de Flauta Transversal.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

João Pedro Nunes

Coordenador Pedagógico de Flautas do NEOJIBA

João Pedro Nunes foi integrante do NEOJIBA entre 2016 e 2021, atuando na orquestra juvenil e nas atividades de multiplicações do programa. Cursou o técnico em musica no IFPI e tem bacharelado em instrumento musical- Flauta pela UFBA. Participou de festivais no Brasil, com destaque para Campos do Jordão, em duas edições. Teve algumas atuações como solista no programa e como vencedor de concurso de solistas na UFBA. Atualmente é Coordenador de Pedagógico de flauta no NEOJIBA.

Monitor

Course Staff Image #1

Lucas Caetano

Monitor de Flautas do NEOJIBA

Lucas Caetano é membro fundador do NEOJIBA, teve duas participações no programa de 2007 a 2016 e 2020 a 2023. Atuando durante todo o período em todas as formações do programa e nas atividades de multiplicação. É Bacharel e Mestre em Flauta transversal pela Universidade Federal da Bahia. Participou de festivais pelo Brasil e de Master Classes com professores renomados como Michel Bellavance, Lívia Lanfranchi, Jean-Louis Beaumadier, Adriana Ferreira, Antônio Rocha, Claudia Nascimento, Anders Ljungar-Chapelon e James Hall. Destaca-se também a sua formação e estudo com a flauta barroca tendo participado das orquestras barrocas do 40° festival de Curitiba e do XI Encontro Internacional de Música Antiga da Emesp. Atualmente é Chefe do Naipe de Flautas e piccolista da Orquestra Juvenil da Bahia do NEOJIBA.

  1. Número do curso

    BFLAF01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se