Pular para o conteúdo principal

Oboé | Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Esse módulo contém oito aulas, com instruções, estudos e peças para serem executadas. Essas aulas se dedicam a desenvolver habilidades básicas ligadas à técnica e expressão musical no oboé.

Cada aula é baseada na execução de uma música, estudo ou excerto orquestral, onde o aluno poderá aplicar ao final de cada aula todo o conteúdo abordado. O repertório selecionado contém peças de alguns períodos da música. O curso está organizado de maneira progressiva, por isso oboístas que procuram aperfeiçoar sua técnica básica no instrumento podem se inscrever e participar.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Como trabalhar a articulação legato. Música: Sonata in C menor de Handel - Adagio.

Aula 2 - Diferença entre Legatto e Staccato. Música: Estudo Nº 9, pag. 3 - Método Clementi Salviani II

Aula 3 - Como fazer um Trinado. Música: Fantasia Nº 10 Telemann 3º Mov

Aula 4 - Dinâmicas: Forte e Piano. Música: Concerto in D maior A. Marcello 1 mov

Aula 5 - Dinâmicas: Crescendo e decrescendo. Música: Gymnopedies (arr. for oboe and piano) : No. 3. Lent et grave

Aula 6 - Estudo das escalas para controle dos dedos. Música: Clemente Salviani - Studi per Oboe Volume 2 ( Dó maior Nº1)

Aula 7 - Como estudar Vibrato. Música: Joseph Haydn - Concerto para Oboé em Dó maior. 1 mov

Aula 8 - Fortalecendo a embocadura: exercícios com palheta. Música: O Cisne - Carnaval dos Animais

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:

-Ter uma leitura intermediária de partitura

-Saber todas as posições principais do instrumento

-Ter instrumento para praticar

-De preferência ter cursado o Módulo 3 de oboé do Curso NSF.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Gabriel Marcaccini

Coordenador Pedagógico de Oboé do NEOJIBA

Gabriel Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, na Escola de Música da Igreja com Pedro de Jesus Chavans. Ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) sob orientação de Natan Rodrigues Albuquerque Júnior. Graduou-se em Oboé pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi aluno da Academia de Música da OSESP, ambos sob orientação de Arcadio Minczuk.

Atualmente está cursando Mestrado Profissional em Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA).Participou dos festivais, FEMUSC, Intercâmbio na University of Georgia (EUA), Curso de Férias de Tatuí, Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde recebeu orientações de Washington Barella, David Walter, Dwigth Manning, Isaac Duarte, Christian Wetzel e Joel Gisiger.

Gabriel integrou a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Exército, Orquestra Experimental de Repertório, OSESP (como academista). Como convidado em orquestras como Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica do Teatro São Pedro, OSUSP.

Desde 2019 é primeiro Oboé da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Monitora

Course Staff Image #1

Mariana Herwans

Monitora de Oboé do NEOJIBA

Graduada em Instrumento pela Universidade Federal da Bahia (2022), sob a orientação da Profª Roberta Benjamim. Curso em Educação Musical pela Academia para o Impacto Através da Música (AIM) 2023. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical e Educação Musical. Mestranda no PPGPROM - UFBA com ênfase em Educação Musical. É Monitora PROMS ( Programa de Monitoria Supervisionada) desde 2018 pelo NEOJIBA, administrando classes de crianças e jovens entre 10 e 18 anos. Tem participado de festivais de música como 1º e 2º Festival de Internacional de Música em Casa - FIMUCA (2020), 42º Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA, 2021) e o curso de oboé da 40ª Oficina de Música de Curitiba(2023).

Frequentou Master Classes com renomados oboístas como Andreas Wittmann, Alex Klein, Gordon Hunt, Maria Fernanda Gonçalves, Ravi Shankar, Isaac Duarte, Michelle Wong, Eldevina Materula e música de câmara com Christian Hommel. Participou de Master Class de Regência como aluna ativa com Ligia Amadio, Catherine Larsen-Maguire, Gordon Hunt e Eduardo Torres. Participou de duas turnês internacionais em 2018, na Europa ( por três países: Itália, Suíça e França) e em 2022, também na Europa (por seis países: Itália, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, França e Portugal). Na área de educação musical destaca-se Intercâmbio de 22 dias em Lisboa - Portugal, trabalhando com jovens de 14-17 anos de 45 países.

  1. Número do curso

    BOBO04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se