Pular para o conteúdo principal

Trombone | Módulo 3


NEOJIBA

Sobre o Curso

Neste curso, sempre com muita música, iremos aprender: uma nova faixa harmônica, ampliando assim a região médio/aguda do trombone; a diferença entre tempo simples e tempo composto, bem como entre tonalidade maior e menor; a deferência entre as dinâmicas (p-mf-f, cresc. e dim.); uma nova articulação, chamada ligado; e novas figuras rítmicas (tercina e semicolcheia). Também, seguiremos na prática de escalas e intervalos, incluindo os de 4 e 5, escala cromática e os arpejos.

Conteúdo Programático

As notas da Faixa Harmônica 4
Flexibilidade com 4 harmônicos
Figuras Rítmicas: Semicolcheia, Tercina, Ponto de valor
Compasso Composto
Articulação Ligado
Os Arpejos
O Modo Menor
A Escala Cromática
Os Intervalos de quarta e de quinta
Controle, precisão e velocidade do movimento da vara

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
Ter completado o Curso 1 e 2 do NSF, ou ter conhecimento técnico intermediário sobre o trombone (postura; produção do som; as 6 posições; vibração labial; flexibilidade com três harmônicos; Articulação: ataque das notas; Escalas Maiores) e leitura musical (clave de Fá; ritmos: mínima, semínima, colcheia). Ter vontade, dedicação e criatividade para aprender a fazer música com o trombone, divertindo-se!

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Michele Girardi

Coordenador Pedagógico de Trombone do NEOJIBA

De origem italiana, Michele Girardi é Doutor em Música, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical, pelo Conservatorio G. Verdi de Torino/IT (2009); Bacharel em Instrumento - Trombone (2006) e Composição para banda sinfônica (2013), pelo Conservatorio G.Verdi de Torino/IT. Atua como trombonista solo (chefe de naipe) da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA, desde 2018) e Professor e Coordenador Pedagógico de Instrumento - Trombone no Programa NEOJIBA (desde 2014).

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

Douglas Servulo Marcelo

Instrutor de Trombone do NEOJIBA

Natural de Campos dos Goytacazes (RJ), Douglas Servulo Marcelo está cursando o bacharelado em Trombone na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Conheceu o NEOJIBA através de um amigo pessoal que é maestro no mesmo Programa. Desde 2017 atua como trombonista e chefe de naipe da Orquestra Juvenil da Bahia / Orquestra 2 de Julho, principal formação do Programa NEOJIBA, e como monitor de trombone no Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical Coletivos e de Excelência, com Monitoria Supervisionada (PROMS).

  1. Número do curso

    CTBN03
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se