Pular para o conteúdo principal

Trombone | Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Neste curso, praticando muita música, iremos aprender: uma nova faixa harmônica, ampliando assim a região aguda do trombone; mas, também, iremos explorar a região grave do instrumento, por meio da prática com o rotor. Iremos desenvolver a prática nos tempos simples e composto, bem como as escalas nas tonalidades maior e menor. Igualmente, iremos praticar bastante as dinâmicas (p-mf-f, cresc. e dim.) e as articulações ligado e staccato. Novas figuras rítmicas serão apresentadas, como a colcheia-ponto-semicolcheia, que se caracteriza por um efeito sonoro marcial, e a tercina de semicolcheias. Seguiremos no desenvolvimento da flexibilidade, dos arpejos e dos intervalos, adicionando os de sexta e de sétima. A grande novidade deste curso é a apresentação de uma nova chave, bastante comum para os músicos que tocam trombone, chamada chave de Dó na quarta linha, cuja origem encontra-se na escritura vocal antiga; como veremos, ela permite simplificar bastante a leitura na região aguda, para o músico.

Conteúdo Programático

A prática com o bocal
A região grave do instrumento
As notas da Faixa Harmônica 5
A Flexibilidade com 5 harmônicos
As Dinâmicas
As Figuras Rítmicas: Colcheia-ponto-semicolcheia; Tercina de semicolcheias
Os Compassos Simples e Composto
As Articulações Ligado e Staccato
Os Arpejos
O Modo Maior e Menor
A Escala Cromática
Os Intervalos de sexta e de sétima
A chave de Dó na quarta linha
Controle, precisão e velocidade do movimento da vara

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
Ter completado o Curso 1, 2 e 3 do NSF, ou ter conhecimento técnico intermediário sobre o trombone (postura; produção do som; as 7 posições; vibração labial; flexibilidade com quatro harmônicos; Articulação: ataque das notas, ligado; Escalas Maiores e Menores; Arpejos; Escala cromática; Intervalos, até o de quinta) e leitura musical (clave de Fá; ritmos: mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, ponto de valor, quiáltera-tercina). Ter vontade, dedicação e criatividade para aprender a fazer música com o trombone, divertindo-se!

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Michele Girardi

Coordenador Pedagógico de Trombone do NEOJIBA

De origem italiana, Michele Girardi é Doutor em Música, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013); Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical, pelo Conservatorio G. Verdi de Torino/IT (2009); Bacharel em Instrumento - Trombone (2006) e Composição para banda sinfônica (2013), pelo Conservatorio G.Verdi de Torino/IT. Atua como trombonista solo (chefe de naipe) da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA, desde 2018) e Professor e Coordenador Pedagógico de Instrumento - Trombone no Programa NEOJIBA (desde 2014).

  1. Número do curso

    CTBN04
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se