Pular para o conteúdo principal

Trompa l Módulo 4


NEOJIBA

Sobre o Curso

Este módulo compreende sete aulas, as quais são compostas por exercícios práticos e excertos de orquestra, destinados à execução instrumental.

O escopo deste conjunto de aulas está voltado para a progressão e aprimoramento das competências fundamentais e intermediárias associadas à técnica e expressividade musical na trompa.

As três primeiras unidades instrucionais são especialmente dedicadas à execução de exercícios técnicos concebidos para cultivar e fortalecer as habilidades técnicas dos alunos. Estas são sucedidas por quatro unidades que apresentam excertos musicais de obras orquestrais, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências técnicas e interpretativas de maneira prática e musical.

O repertório selecionado para este módulo é composto por exercícios e excertos que fazem parte do cânone da literatura musical do instrumento. Tais composições são consideradas pré-requisitos essenciais para os trompistas que almejam integrar diversas orquestras em âmbito nacional e internacional, incluindo as que compõem o Núcleo Central do NEOJIBA.

Cabe destacar que o desenho curricular deste curso foi estruturado de forma a acomodar trompistas de registros agudos e graves, levando em consideração a diversidade de capacidades técnicas e musicais dos estudantes.

Conteúdo programático

1. Aula 1: Estudos preliminares de aquecimento com o bocal. Exercícios do método Adalto Soares.

2. Aula 2: Fortalecimento da embocadura. (Bending ou falseto) Exercícios do método Adalto Soares.

3. Aula 3: Introdução a Série Harmônica na Trompa. Exercício do Método do Philip Farkas.

4. Aula 4: Conexão entre as notas, fluxo de ar. Excerto da Sinfonia No. 1 de G. Mahler, parte de primeira trompa, solo do Início.

5. Aula 5: Staccato duplo e desenvolvimento do registro grave. Excerto da Sinfonia No. 3 de L. V. Beethoven, parte de segunda trompa do trio do III movimento.

6. Aula 6: Série Harmônica da trompa e desenvolvimento do registro agudo. Excerto do Till Eulenspiegels de R. Strauss, solo do início.

7. Aula 7: Articulação e intensidade do som da trompa. Excerto da Sinfonia No. 4 de Tchaikovsky, parte de segunda trompa, introdução.

Pré-requisitos

Saber as escalas maiores em duas oitavas.

Ser capaz de fazer diversas articulações.

Ter uma percepção musical básica/intermediária.

Ter uma percepção rítmica básica/intermediária.

Ter um conhecimento básico/intermediário de Linguagem Musica

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

RONALD ZAIRA

Natural da cidade de Arequipa – Perú, começou seus estudos de música na Banda do Colégio Salesianos Don Bosco (2005) com o professor Henry Garcia, Ingressou na Universidade Nacional San Agustin (UNSA) no ano 2007 e começou seus estudos no ano 2008 com o professor Socrates Diaz Espinoza, em 2010 começou seus estudos de trompa no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campo em Tatui – São Paulo – Brasil com o professor Joel Pereira e Adalto Soares, estudo o curso de trompa na Escola de música do Estado de São Paulo (EMESP) com o professor Luciano Pereira de Amaral (OSESP), estudo trompa na Escola Municipal de música de São Paulo com o professor Luiz Garcia (OSESP), é formado no curso de Flauta Dulce do projeto SOPRO NOVO da Yamaha e é Licenciado em Música na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Participou do Die internationale Sommerakademie 2016 Scholl Pommersfelden – Collegium Musicum – Alemanha, participou de três edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão nos anos 2015, 2017 e 2019, participou do III e IV Encontro Internacional de Metais em Tatuí, do Curso de Férias em 2010-2011 – Coreto Paulista e de masterclass com Luiz Garcia, Katy Woolley, Samuel Hamzen, Cris Castellanos, Nikolay Genov, Luis Murillo, Will Sanders, Gustavo Constenla, Abel Pereira, Celso Benedito, Marcus Bonna, Martin Owen, Jorg Bruckner, Saar Berger e Radek Baborak.
Atuo como trompista da Orquestra Sinfônica Jovem de Arequipa, Orquestra Jovem do Sillar, Orquestra Sinfônica Jovem do Perú , Orquestra Sinfônica Jovem Sinfonia por El Perú, Orquestra Jovem do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica Jovem de Piracicaba, integrou o naipe de trompas da Orquestra Sinfônica de Arequipa, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, do Grupo de Metais do Conservatório de Tatuí, da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, da Orquestra Sinfônica da Bahia e da Orquestra de Metais Lyra Tatuí com a qual atuo em diversos concertos e festivais pelo Brasil todo. Foi chefe de naipe de trompas da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Atualmente é Coordenador Pedagógico de trompa do NEOJIBA.

Inscrever-se