Pular para o conteúdo principal

Trompete l Módulo 04


NEOJIBA

Sobre o curso

O Módulo- 4 do NFs, contém 7 aulas de nível intermediário, com alguns dos principais estudos, exercícios e excertos orquestrais que frequentemente são solicitados nas audições para as orquestras de dentro do programa.

As primeiras aulas foram elaboradas com estudos, que possibilitam uma melhor compreensão da respiração, da qualidade de som, da emissão e também do fraseado, usado o repertório como eixo central dessa prática. Outras habilidades presentes nas primeiras aulas, estão ligadas a qualidade e precisão das articulações e figuras rítmicas, que constantemente aparecem no repertório orquestral. Algumas aulas desenvolvem e exercitam a compreensão da transposição de tonalidade, sobretudo aquelas escritas para trompete em Fá e Dó, Mi e Si bemol.

Ao final do curso, o integrante irá encontrar um repertório orquestral que requer habilidades pertinentes a resistência sonora, qualidade de som, controle e variedades de articulações e dinâmicas. O curso foi pensado para aqueles que desejam se preparar para futuras audições dentro e fora do programa, além de possibilitar um espaço de aprendizado, reciclagem e revisão dos conceitos básicos da rotina do (a) trompetista.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Exercícios de respiração com figuração rítmica; estudos de notas longas; emissão de nota; fraseado e estilo. Repertório – G. Concine nº 3.

Aula 2 - Exercícios técnicos de articulação e arpejos; estilo. Repertório – Excerto orquestral: Leonore nº2 e nº3.

Aula 3 - Estudos de notas pedais; Estudo de transposição de tonalidade. Repertório - Excerto orquestral: Prelúdio nº1 Bizet.

Aula 4 – Exercícios de flexibilidade; Estudo de transposição de tonalidade; Prática com Trompete em Dó; Repertório -Excerto orquestral: Pini di Roma – solo off stage.

Aula 5 - Estudos de ligaduras; ritmo; variedade de acentos; fraseado e estilo. Repertório -Excerto orquestral: Danzon nº2.

Aula 6 - Estudos de intervalos; sonoridade; articulação. Repertório -Excerto orquestral: Concerto para Orquestra, 5º mov, Bartók.

Aula 7 - Estudo de articulação dupla; transposição de tonalidade; variedade de ligaduras, fraseado e estilo. Repertório -Excerto orquestral: O Lago dos Cisnes – Nº7 Dança Napolitana, Tchaikovsky.

Pré-requisitos:

a) Ter domínio de leitura rítmica e melódica de nível intermediário;

b) Possui leitura de compassos compostos como: 6/8 e 7/8;

c) Ter controle da extensão no trompete em Si bemol do Fá#-2 até o Dó-4;

d) Possui compreensão sobre transposição de tonalidades;

e) Ser capaz de tocar todas as escalas e arpejos maiores com pelo menos duas oitavas.

Coordenador de Curso

Course Staff Image #1

Allan Marques

Coordenador Pedagógico de Trompetes do NEOJIBA

Allan Marques Moreira é natural da cidade de Mauá, São Paulo. Mestre em Performance musical pela UNESP é graduado em Licenciatura em Música pela Faculdade FMU e atualmente ocupa a função de coordenador pedagógico de trompete no programa orquestral NEOJIBA, no estado da Bahia.

Estudou trompete na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Academia de Música da OSESP com os professores Fernando Dissenha, Flávio Gabriel, Marcelo Lopes e Wagner Felix. Participou de diversos festivais internacionais como Campos de Jordão, Jaraguá do Sul, Jazz Trumpet Festival entre outros. Foi vencedor do prêmio Jovem solista Eleazar de Carvalho em 2017 pela Faculdade FMU e atuou como 1º trompete na Banda Sinfônica do Exército Brasileiro entre os anos de 2015 a 2022.

Allan é musico convidado das orquestras Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde de 2018. Participou da gravação de CD da 2ª Sinfonia de Gustav Mahler e também do “Choros nº 2” de Camargo Guarnieri. Pode atuar com importantes regentes, entre eles Marin Alshop, Giancarlo Guerreiro, Isaac Karabtchevsky, Neil Thomson, Stefan Blunier, Roberto Tibiriçá entre outros.

Paralelamente a sua atividade como músicos, dedica parte de seu tempo na publicação de artigos acadêmicos relacionados a performance musical, publicados em encontros e seminários nacionais. Também é produtor artístico do projeto “Música de Câmara de São Paulo” aprovado no ProAc 2022 e 2023.

Inscrever-se