Pular para o conteúdo principal

Fagote | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

O Curso de Fagote | Módulo 1 do NEOJIBA Sem Fronteiras abordará aspectos fundamentais da técnica básica do fagote, tais como embocadura, coluna e fluxo de ar, postura, respiração, articulação e dinâmicas. É direcionado a fagotistas de nível iniciante com prévio contato ao instrumento a ponto de conhecer a digitação da região grave e média até a nota Sol (registro 2) e conseguir fazer a emissão sonora das mesmas.

Pré-requisitos

Para este curso você já deve ser iniciado no Fagote. Saber ler partitura. Conseguir a emissão do som e saber o dedilhado das notas da região grave até a nota Sol do registro 2 do fagote. Ter o instrumento para praticar.

Conteúdo Programático

Posição do meio dedo
Articulação simples
Respiração
Embocadura
Postura de mãos e dedos
Coluna de ar

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Valter Pedro

Coordenador Pedagógico de Fagote do NEOJIBA

Natural de Senhor do Bonfim – BA iniciou seus estudos de fagote em Salvador através do NEOJIBA no ano de 2009 com a renomada Cláudia Sales. Participou em Masterclasses com Afonso Venturieri, Alexandre Silvério, Aloysio Fagerland, Ariane Petri, Benjamim Coelho, Catalina Guevara, Catherine Carignan, Catherine Larsen-Maguire, Ezequiel Fainguersch, Fábio Cury, Fabián Contreras, Francisco Formiga, Guillaume Santana, Laurent Lefèvre, Martin Kuuskmann, Romeu Rabelo, entre outros. É Licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e segue seus estudos no PROMUS, Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ, na linha de pesquisa em pedagogia instrumental. Atualmente é Coordenador Pedagógico de Fagote do Programa NEOJIBA.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

Luis Guilherme Freitas

Monitor PROMS de fagote do NEOJIBA

Guilherme é monitor no NEOJIBA há 2 anos. Além das aulas de fagote, possui experiências com ensaios do naipe de madeiras e, também já atuou como maestro em concertos nos Núcleos de Práticas Musicais do NEOJIBA. Foi bolsista nos Festivais Internacionais de Música de Vale Vêneto e do Sesc Pelotas/RS, participando ativamente das aulas e recitais, e também do Encontro de Palhetas Duplas da ABPD. Em sua experiência orquestral vale a pena destacar sua atuação junto a Orquestra Juvenil da Bahia em concertos importantes nas principais salas de concerto do mundo como Philharmonie de Paris e Victória Hall de Genebra durante turnês nacionais e internacionais. Atualmente exerce a monitoria em 2 núcleos do Programa e integra a Orquestra 2 de Julho.

  1. Número do curso

    BFGT01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se