Pular para o conteúdo principal

Luteria | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

A Luteria pode ser considerada a arte de construir, consertar e restaurar instrumentos musicais, e para tal fim é necessário uma gama de ferramentas e conhecimentos. No entanto, este curso foi pensado de maneira que qualquer pessoa, que tenha os materiais exigidos consiga realizar serviços básicos e fundamentais em seus instrumentos.

As aulas apresentam o passo a passo de como realizar as atividades, além de descrever quais materiais serão utilizados. O conteúdo está ligado a uma rotina dos músicos, que é a lubrificação das cravelhas , troca de cordas e correção do cavalete do instrumento.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Conhecendo os materiais utilizados para lubrificação das cravelhas.

Aula 2 - Lubrificação de Cravelhas - Instrumento desmontado

Aula 3 - Lubrificação de Cravelhas - Instrumento Montado

Aula 4 - Corrigindo o ngulo do Cavalete 1

Aula 5 - Corrigindo o ngulo do Cavalete 2

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Alan Jonas

Coordenador de Lutheria do NEOJIBA

Alan Jonas Brito é natural de Jundiaí-SP mas cresceu em Caculé, uma pequena cidade no interior da Bahia. Em 2010 iniciou licenciatura em Música pela UFBA, um ano depois, 2011, iniciou os estudos de Luteria com David Matos e André Marc Huwyler. De 2014 a 2017 atuou como Coordenador Técnico Pedagógico do projeto Orquestra Plástica, onde realizou pesquisas na área da fabricação de instrumentos alternativos. Em 2019 e 2021 realizou dois estágios na Geigenbauschule Brienz, Escola de Luteria da Suíça, sob orientação dos professores Oliver Krieger e Simon Glaus.


Instrutora

Course Staff Image #1

Adriele Costa

Instrutora de Lutheria do NEOJIBA

Adriele Costa é licenciada em Ciências Biológicas pela UFBA, estudou luteria na Escola de Luteria do NEOJIBA (2016 - 2022). Atualmente participa da especialização em construção de arcos, realiza manutenção e restauração em arcos, integrando o corpo de Archeteria do Neojiba.


  1. Número do curso

    LCB01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se