Pular para o conteúdo principal

Rítmica e Solfejo | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Seja muito bem vindo ao curso de Rítmica e Solfejo do NEOJIBA! Este curso é voltado para você que gostaria de aprender de maneira mais formal sobre ashabilidades musicais de ritmo e solfejo, além de abordar de forma muito prática os códigos de notação tradicional da música. Este é um curso voltado para quem está iniciando seus caminhos na música, porém abordado de forma integral e bastante completa.

Conteúdo Programático

Ritmos musicais básicos
Compasso Simples e Composto
Sílabas rítmicas
Escala pentatônica
Solfejos e manossolfa

Pré-requisitos

Para começar este curso você precisa apenas bater palma no "Parabéns a você" e conseguir reproduzir uma nota qualquer com sua voz. Fora isso, te conduziremos pelo caminho da música.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

André G. Felipe

Coordenador Pedagógico de Iniciação e Linguagem Musical do NEOJIBA

O Prof. André Felipe está no NEOJIBA desde 2015. Começou seus caminhos na música aos 15 anos tocando Legião Urbana no violão e entrou na Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos em 2009. Fez um intercâmbio nos EUA na Universidade de Montana e foi estagiário no programa de música de uma escola pública em área periférica de Los Angeles. Em 2015 veio para a Bahia para ingressar no Mestrado em Educação Musical da Universidade Federal da Bahia e no mesmo ano passou a integrar a equipe do NEOJIBA. Atualmente é o Coordenador de Linguagem e Iniciação Musical do Programa, além de coordenar este NEOJIBA Sem Fronteiras. Também foi Coordenador do Núcleo Liberdade de 2016 a 2018. Já estudou Violão, Percussão, Flauta Transversal e Piano.

Instrutora

Course Staff Image #1

Lucie Barluet

Coordenadora dos Corais do NEOJIBA

Natural da frança. Iniciou sua formação musical estudando canto e piano. Aos 9 anos entrou na maîtrise da Ópera Nacional de Lyon, onde ela cantou até os 18 anos de idade. Continuou sua formação vocal no Conservatório de Lyon, ao mesmo tempo entrou na Escola Nacional de Música de Villeurbanne, para estudar direção de coro. Em 2014, ela entrou na turma de Christian Immler na Escola Superior de Música de Lausanne concluindo seu bacharelado em canto lirico em 2017. Além de sua formação acadêmica sempre desenvolveu trabalhos pedagógicos com crianças, jovens e adultos. Em novembro de 2017 esteve pela primeira vez no Brasil para conhecer o NEOJIBA. Hoje atua como coordenadora dos coros do Núcleo Central, além de ajudar na preparação do Coro Juvenil e reger os coros Infantojuvenil e infantis.

Course Staff Image #1

Ainoã Cruz

Instrutora do NEOJIBA

Licenciada em música pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em educação musical na Universidade Estadual de Maringá, membro da Associação Suzuki das Américas. Integrante fundadora do Programa NEOJIBA atuando como bolsista na Orquestra Juvenil da Bahia entre 2007 e 2015 e istrutora de cordas friccionadas e iniciação musical entre 2016 e 2021. Atualmente é professora de cordas e iniciação musical no programa Xiquitsi em Moçambique.

  1. Número do curso

    LM02
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    20h Totais
Inscrever-se