Pular para o conteúdo principal

Linguagem Musical | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

Bem vindo e bem vinda ao curso de Linguagem Musical do NEOJIBA! Aqui você vai aprender desde o mais básico de Teoria Musical até os conteúdos que normalmente são solicitados nos vestibulares de música brasileiros. Ou seja, se você não entende nada de música, pode entrar! Se você já sabe muito e quer um pré-vestibular para entrar na universidade, entre também!

Conteúdo Programático

Acordes
Campo Harmônico
Formas Musicais

Pré-requisitos

Neste curso não há pré-requisitos. No entanto, recomendamos que você já cante ou toque um instrumento musical, nem que seja iniciante. Recomendamos também que seja feito o MÓDULO 01 de Linguagem Musical.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Jamberê Cerqueira

Coordenador Pedagógico de Tuba e Linguagem Musical do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, é bacharel em Composição pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente, é Coordenador Pedagógico do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), onde é membro desde a sua fundação em 2007, no qual também atua nas áreas de composição, arranjo, tuba e bombardino.

Como compositor e arranjador, foi aluno dos professores Wellington Gomes, Agnaldo Ribeiro, Ricardo Bordini e Pedro Kroger. Ingressou em 2013 na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu um trabalho de ensino coletivo através do repertório orquestral, com orientação do Prof. Dr. Lélio Alves e co-orientação dos Profs. Drs. Celso Benedito e Joel Barbosa.

Como tubista, já realizou diversas viagens pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Suíça, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Dinamarca e Bélgica, como membro da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia.

Já participou como tubista convidado na Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA, Orkestra Rumpilezz e Orquestra Afrosinfônica. Também tem presença nas bandas de música popular brasileira, como nas artistas Lívia Mattos e Aila Menezes, além de diversas participações em faixas de álbum com outros artistas. Suas diversas obras já foram realizadas pelas principais formações do NEOJIBA, tendo estreias de arranjos e composições em salas importantes como a Concertgebouw, Queen Elizabeth Hall e Philharmonie de Paris. É também autor de diversos arranjos orquestrais para nomes da Música Popular Brasileira, tais como Daniela Mercury, Márcia Short, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Gerônimo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Baby do Brasil, Saulo Fernandes, Arnaldo Antunes e Francis Hime.

Membro fundador do Programa NEOJIBA em 2007, já atuou como tubista nas principais orquestras, e na coordenação das áreas de teoria musical e na rede de projetos orquestrais do interior da Bahia.

Instrutora

Course Staff Image #1

Elizabeth Ladeia

Instrutora do NEOJIBA

Natural de Salvador, Bahia. Educadora musical, regente e preparadora de coros, graduanda em Lic. em música. Ingressou no NEOJIBA em 2014 no Coro Juvenil e em 2015 integrou à formação PROMS, atuando então como monitora coral em diversos núcleos do programa até meados de 2017. Desde 2018 atua como instrutora de canto coral, iniciação musical e linguagem musical tanto no programa NEOJIBA e em projetos parceiros a exemplo do “Escolas Culturais”, como em instituições privadas com a missão de preparar professores do ensino regular para o ensino transversal da música.

  1. Número do curso

    LM05
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se