Pular para o conteúdo principal

Percussão | Caixa Clara


NEOJIBA

Sobre o Curso

Este curso abordará aspectos fundamentais da caixa-clara. Direcionado a percussionistas de nível iniciante com prévio contato ao instrumento a ponto de conhecer a técnica inicial de segurar as baquetas, bem como, leitura rítmica básica.

Curso de Percussão: Caixa-clara do NEOJIBA Sem Fronteiras

Pré-requisitos

Saber ler mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias e suas respectivas pausas
Ter um par de baquetas de caixa-clara/bateria
Ter uma caixa-clara ou pad/praticável para executar as atividades.

Conteúdo Programático

O curso abordará 8 conteúdos com foco no desenvolvimento técnico-musical no estudo da caixa-clara. São eles:
Contratempo
Dinâmicas
Acentos
Andamentos
Síncope
Rulo
Flam
Drag

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Isaac Falcão

Coordenador Pedagógico de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, aos 4 anos iniciou seus estudos de música no Instituto de Educação Musical sob orientação da professora Carmen Mettig, dedicando-se a estudar bateria e percussão com o professor Jorge Sacramento.
Membro fundador do NEOJIBA, em 2007 foi selecionado como monitor de percussão onde participou de muitas apresentações como timpanista, acompanhando artistas renomados como Martha Argerich, Ricardo Castro, Maria João Pires, Lang-Lang, Jean Yves Thibaudet, Stewart Goodyear, Alexander Gurning, Colin Currie.
Bacharel em Percussão na classe do Prof. Dr. Jorge Sacramento de Almeida. Mestre em Educação Musical pela UFBA. Bacharel em Administração pela Faculdade 2 de Julho. Atualmente é coordenador pedagógico de percussão do NEOJIBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

David Martins

Instrutor de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, bacharel em Percussão pela Universidade Federal da Bahia, iniciou os seus estudos em percussão em 2004 na Academia de Música da Bahia com o professor Eduardo Espasande, em 2007 fez o curso básico da UFBA com o professor Jorge Starteri e em 2008 o curso de graduação com o professor Dr. Jorge Sacramento.
Participou de classes com diversos professores renomados entre eles: Eduardo Gianesella (UNESP), Ricardo Bologna (USP), Fábio Oliveira (EMAC/UFG), Carlos Tarcha (Colônia/Alemanha), Gilmar Goulart (UFSM) entre outros.
Desde 2009 integra o NEOJIBA como percussionista e atualmente é instrutor atuante nos Núcleos do Programa e maestro/coordenador do Grupo de Percussão do NEOJIBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Carlos Blanco

Instrutor de Percussão do NEOJIBA

Natural da Ciudad Bolívar (Venezuela), começou seus estudos em iniciação musical em 1993 sob a tutela do maestro e trompetista Dino Pronio estudando Introdução à Linguagem Musical e Prática de Orquestra e Introdução a aulas de percussão com o professor Orlando Flores.
Ingressou na Orquestra Juvenil Simón Bolívar como chefe de naipe. Apresentou-se como timpanista-solista do concerto para tímpano de John Beck no Festival das Planícies participando de 4 edições.
Recebeu aulas e masterclasses com Rainer Seegers, Wieland Welzel, Sergio Quezada, Bismarck Fernández, Fernando Meza, Ricardo Alvarado, Cristoph Randalf, Ricardo Bologna.
Atualmente é instrutor de percussão do NEOJIBA e luthier em baquetas de percussão Mallets Car Blan.

Instrutor

Course Staff Image #1

Vinícius Batista

Instrutor de Percussão do NEOJIBA

Natural de São Roque-SP, em 2005 formou-se em Bacharel em Música com habilitação em percussão com o professor Ricardo Bologna. Também estudou com Elizabeth Del Grande e com Rubén Zuñiga. Concluiu em 2020 o curso de pós-graduação em percussão sinfônica em Münster (Alemanha) sob orientação dos professores Armin Weigert, Katarzyna Mycka, Altfrid Sicking, Stephan Froleyks e Gereon Voss.
No âmbito da educação musical, foi instrutor de percussão da Fundação Bachiana Filarmônica; atuou como educador musical na prefeitura de Mairinque-SP, ensinando percussão em bairros periféricos da cidade e no Projeto “Música e Cidadania” da Banda Conselheiro Mairinque.
Atualmente é instrutor de percussão do NEOJIBA no Núcleo Territorial Teixeira de Freitas.

Instrutor

Course Staff Image #1

Anderson Petti

Instrutor de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, iniciou sua carreira profissional aos 14 anos circulando pelo interior do estado da Bahia estudando com o Mestre Bira Reis na Oficina de Investigação Musical. Cursou por três anos a escola Pracatum e o curso livre de percussão da UFBA engatando o bacharelado em 2008 onde integrou o grupo de percussão da UFBA.
Fez intercâmbio na University of Music and Performing Arts Musikhochschule Mannheim (Alemanha) onde foi orientado pelo espanhol José Cortijo e o alemão Juergen Seefelder.
Mestrando em Educação Musical. Bacharel em Percussão pela Universidade Federal da Bahia. É integrante do duo B.A.V.I. (Berimbau Aparelhado Violão Inventável). Atualmente integra o quadro de instrutores do NEOJIBA.

  1. Número do curso

    PER01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se