Pular para o conteúdo principal

Percussão | Teclados


NEOJIBA

Sobre o Curso

Este curso abordará conteúdos sobre o estudo dos teclados da Percussão. Direcionado a percussionistas de nível iniciante com prévio contato com os instrumentos a ponto de conhecer a técnica inicial de segurar as baquetas bem como leitura rítmica e melódica simples.

Curso de Percussão: Teclados do NEOJIBA Sem Fronteiras.

Conteúdo Programático

O curso abordará 8 conteúdos com foco no desenvolvimento técnico-musical no estudo dos teclados da percussão. Sendo que 5 conteúdos serão sobre tonalidades distintas e 3 conteúdos sobre aspectos técnicos. São eles:

Dó maior
Sol maior
Fá maior
Ré maior
Sib maior
Cromatismo
Clave de fá
Toque paralelo

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
Ter feito o Módulo 1
Saber ler as figuras e notas musicais no pentagrama
Ter pelo menos um par de baquetas de teclado (xilofone, marimba, vibrafone ou glockenspiel)
Ter algum teclado percussivo (pode ser xilofones Orff)
Muita disposição para aprender

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Isaac Falcão

Coordenador Pedagógico de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador-BA, aos 4 anos iniciou seus estudos de música no Instituto de Educação Musical sob orientação da professora Carmen Mettig, dedicando-se a estudar bateria e percussão com o professor Jorge Sacramento. Membro fundador do NEOJIBA, em 2007, foi selecionado como monitor de percussão onde participou de muitas apresentações como timpanista, acompanhando artistas renomados como Martha Argerich, Ricardo Castro, Maria João Pires, Lang-Lang, Jean Yves Thibaudet, Stewart Goodyear, Alexander Gurning, Colin Currie. Bacharel em Percussão Sinfônica na classe do Prof. Dr. Jorge Sacramento de Almeida. Mestre em Educação Musical pela UFBA. Bacharel em Administração pela Faculdade 2 de Julho. Atualmente é coordenador pedagógico de percussão do NEOJIBA.

Instrutora

Course Staff Image #1

Érica Sá

Instrutora de Percussão do NEOJIBA

Natural de Salvador, começou seus estudos de música (bateria) em 2001 e em 2006 ingressou no curso superior de Instrumento/Percussão no ano de 2006 na Universidade Federal da Bahia. De 2011 a 2012 foi percussionista da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira (Camaçari). De 2012 a 2014 foi aluna do Conservatório Superior de Música de Estrasburgo (França), na classe do professor Emmanuel Séjourné onde obteve com Excelência, e por unanimidade do júri, o diploma de Especialista. De 2016 a 2019, integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. Em 2017 e 2018 atuou como solista junto a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. Em 2019 concluiu o Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Monitor

Course Staff Image #1

Edwã Victor

Monitor de Percussão do NEOJIBA

Iniciou seu contato com o mundo musical no ano de 2012 participando do Coro do Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA na instituição de ensino SESI. Em 2013 teve seu primeiro contato com o mundo percussivo ainda também no Núcleo. Logo depois, em 2014, ingressou na Orquestra Castro Alves onde participou da primeira turnê da orquestra. Seguindo os estudos, ingressou na Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, principal formação do programa NEOJIBA. Foi aprovado na Universidade Federal da Bahia no curso de Bacharelado em percussão sinfônica. Atualmente é monitor de percussão e integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho do NEOJIBA.

Monitor

Course Staff Image #1

Zack Nascimento

Monitor de Percussão do NEOJIBA

Iniciou seus estudos em 2011, com dez anos de idade, tocando seu primeiro instrumento, a flauta soprano. Atualmente está cursando Bacharelado em Música com habilitação em instrumentos de orquestra com especificação em percussão na UFBA, tendo como orientadores o Dr. Jorge Sacramento e Me. Aquim Sacramento. Atua como chefe de naipe de percussão da Orquestra 2 de Julho, principal orquestra jovem do estado da Bahia. Integra o Grupo de Percussão da UFBA e o Grupo de Percussão do NEOJIBA. Entre 2013 e 2018 fez parte da Filarmônica 30 de Junho. Foi produtor musical da Rádio – Sarau Encantos da Serra (2021, LAB FUNCEB/BA). Participou do X Festival de Percussão 2 de Julho (2019).

  1. Número do curso

    PER03
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se