Sobre o Curso
No curso de violino do NEOJIBA Sem Fronteiras abordaremos a técnica do instrumento. Tomando sempre por base o repertório instrumental violinístico e utilizando a música como ponto de partida para aprender alguns pontos fundamentais na execução do violino. Você terá acesso na plataforma a todo material didático necessário para o aprendizado das peças a serem praticadas como partituras, vídeos, dicas de como estudar e questões teóricas sobre os conteúdos que estão sendo trabalhados de forma prática.
Pré-requisitos
Para entrar neste curso você precisa:
- Ter feito o volume 1 do Método Shinichi Suzuki ou o Módulo 1 do NEOJIBA Sem Fronteiras de Violino.
- Conhecer as escalas de Sol maior, Lá maior e Ré maior em uma oitava na primeira posição.
- Saber tocar a escala e arpejo de Sol maior em duas oitavas na primeira posição.
- Conseguir tocar duas, três e quatro notas no mesmo arco.
- Saber ler partitura e ter o instrumento para praticar.
Conteúdo Programático
- Anacruse e legato
- Distribuição de arco e legato articulado
- Introdução ao Vibrato
- Modulação
- Introdução ao trinado
- Extensão
- Meia posição
- Revisão
Coordenador do Curso
Guilherme Teixeira
Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA
Pernambucano, iniciou seus estudos musicais no Projeto Suzuki, projeto desenvolvido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Entre 2000 e 2002 foi aluno do professor Ademar Rocha (PB) na classe de violino do CPM. Entre 2008 e 2013 foi membro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), onde tocou sob a regência dos maestros Fábio Mechetti,Antoni Wit, Emil Tabakov, Christopher Warren-Green e acompanhou solistas como Gilberto Gil, Fábio Zanon, Miriam Fried, Antonio Menezes, Hélène Grimaud e Gil Shaham. Atuou como Spalla de 2010 à 2018 na YOBA (Youth Orchestra of Bahia) principal formação do Programa NEOJIBA. Nesse período acompanhou solistas como Maria João Pires, Lang Lang, Colin Currie, Shlomo Mintz, Maxim Vengerov, Midori Goto e Martha Argerich. Realizou vários concertos no Brasil, Turnês nos Estados Unidos e Europa em salas como Queen Elizabeth Hall (Londres), Royal Festival Hall (Londres), Victoria Hall (Genebra), Konzerthaus (Berlim), Auditorium Stravinski (Montreux-Suiça), Sala Verdi – Conservatório Giuseppe Verdi (Milão), Santa Cecilia Hall (Roma) e Philharmonie de Paris. Atualmente atua como Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA, Licenciado em Música e Pós Graduado em Gestão Educacional pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL.
Instrutora
Caroline Abreu
Instrutora de Cordas Agudas e Iniciação Musical de Feira de Santana
Iniciou os estudos musicais em 2004 no Seminário de Música do CUCA em Feira de Santana (BA) sob a orientação da professora Neide Aparecida e posteriormente com a professora Ana Lúcia Moda. Em 2008 ingressou no Curso de Bacharelado em Música na UFBA estudando violino com o professor Dr. Alexandre Casado, com quem aprimorou os estudos de técnica do violino durante um ano e meio. Em 2011 assumiu as turmas de violino iniciantes do Seminário de Música (CUCA) e auxiliou a coordenação das atividades do Grupo de Câmara do CUCA/UEFS. Em 2014 ingressou na Orquestra Juvenil de Feira de Santana (NEOJIBA) onde foi Spalla, monitora de linguagem musical e Instrutora Musical. Atuou como Coordenadora do Núcleo NEOJIBA de Feira de Santana de 2016 a 2019. Licencianda em Música (UNEB) e Especializada em Musicoterapia (FAC). Hoje atua como Coordenadora pedagógica – Cordas Agudas do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini.
Instrutor
Filipe Mota
Instrutor de Cordas Agudas de Teixeira de Freitas
Felipe Mota iniciou seus estudos no violino em um projeto na cidade de Manaus, com os professores Bjarne e Lilian Pereira. E posteriormente com a Analu Moda no CUCA em Feira de Santana. Em 2007 ingressou na Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, onde participou de concertos em Recife e turnês pelo nordeste. Em 2010 ingressou na Orquestra Juvenil da Bahia do projeto NEOJIBA, participando de concertos no Brasil e seis turnês internacionais, algumas delas como chefe do naipe de 2° violino. Nesse período dividiu palco com grandes solistas como: Martha Argerich, Lang Lang, Emmanuele Baldini, Maria João Pires, Maxim Vengerov, entre outros. Durante o ano de 2013, foi integrante como da Orquestra Sinfônica da Bahia e desde 2015 ministra aulas de violino e viola no projeto Orquestrando Futuros do ICED (Instituto de Cultura, Ensino e Desenvolvimento) em Teixeira de Freitas-BA no qual desde 2019 é um dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA.
Instrutor
Mateus Reis
Instrutor de Cordas Agudas de Jequié
Mateus Henrique Sousa dos Reis é natural de Vitória da Conquista e iniciou os estudos musicais em 2014 com os professores Gilberto Joaquim e Rainan Sena. Logo após, foi membro da Orquestra Conquista Sinfônica, sob regência do maestro João Omar de Carvalho Mello, onde aprimorou seus estudos de violino. Em 2016 fez o curso técnico em música pelo Conservatório Brasileiro de Música / Unidade Tijuca, sob orientação da pianista Vanilda Freitas. Foi professor de violino por 4 anos no Conservatório de Música de Vitória da Conquista e promoveu ações de prática musical em projetos sociais na cidade. No NEOJIBA em 2017, foi integrante e monitor no Núcleo Conquista Criança. Já em 2018 e 2019, foi monitor do PROCEC, Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo, sob tutoria da equipe pedagógica do NEOJIBA. Atualmente é Instrutor de Cordas Agudas no Núcleo de Prática Cidade Sol, em Jequié -BA.
Instrutor
Ledison Blanco
Instrutor de Cordas Agudas de Vitória da Conquista
É venezuelano. Tem uma trajetória como violinista, regente de orquestra e licenciado em educação musical pela Universidade Experimental das Artes da Venezuela (UNEARTES). Atualmente é professor de cordas agudas do Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista. Violinista clássico, profissional de reconhecidas Orquestras Juvenis e Profissionais da Venezuela como Juvenil Teresa Carreño, Juvenil de Chacao e a Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas. Foi o diretor geral e musical do Núcleo Baruta e fundador do Núcleo Santa Cruz Del Este em Caracas Venezuela.
Para saber mais sobre o NEOJIBA, nos siga nas redes sociais.