Pular para o conteúdo principal

Violão | Módulo 1


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Violão | Módulo 1 do NEOJIBA Sem Fronteiras - Neste curso trabalharemos o violão com duas funções: instrumento harmônico, para fazer acompanhamentos e como um instrumento melódico, capaz de tocar linhas melódicas na primeira região do instrumento. Para isso trabalharemos algumas habilidades e técnicas básicas que te darão ferramentas e possibilidades de se desenvolver com o violão.

Pré-requisitos

Para iniciar este curso você precisa conhecer:
Postura para tocar o instrumento
Nomenclatura dos dedos
Acordes sem pestana (pelo menos o A, D e o E)
Saber utilizar a mão direita para fazer levadas rítmicas.
Leitura elementar de partitura e de cifras.

Conteúdo Programático

Técnica de mão direita: alternância dos dedos indicador e médio
Acompanhamento com Ritmo Baião
Notas na primeira região do violão (segunda e terceira corda)
Troca de Acordes / Levada de Valsa
Técnica de mão direita: Toque de polegar
Escala de Dó maior na primeira posição
Técnica de mão direita: Arpejo (p, i, m, a)

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Otávio Fidalgo

Coordenador Pedagógico de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

- Soteropolitano, violonista, com graduação em instrumento, orientado pelo Prof. Dr. Mario Ulloa pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Educação Musical pela mesma instituição, com pesquisa na sub-área de ensino coletivo de violão com utilização de tecnologias, com apoio do Cnpq. Atualmente cursa o doutorado em Educação Musical, apoiado pela CAPES. Ambas formações de pós-graduação orientadas pela Profª. Drª. Cristina Tourinho pela UFBA. Começou a ensinar violão em 2005 nas Oficinas de Violão da UFBA. Ensinou em diversas escolas particulares e projetos sociais de música, dentre eles IEM (Instituto de Educação Musical) da Profª. Carmen Mettig e a Escola de Música Irmãos Macêdo, fundada pelo músico Aroldo Macêdo.

Instrutor

Course Staff Image #1

Elias Lins

Instrutor de Violão do NEOJIBA

Elias Lins é formado em performance-violão (CEEP-Centro de Artes e Design). Licenciado em música, orientado pela Profª. Dra. Cristina Tourinho, e mestrando em performance na classe do Prof. Dr. Mario Ulloa (UFBA). Bolsista pelo NEOJIBA-HEM (Haute École de Musique de Genève-Suíça), onde estudou com o Prof. Dušan Bogdanović. Teve aulas no Institut Jaques-Dalcroze, aulas e masterclass na Folkwang Uni. der Künste (Essen-Alemanha) com o Prof. Tomasz Zawierucha, e na Hochschule für Musik (Freiburg) com a violonista Jinhee Kim e o Prof. Michael Hampel. Membro fundador do Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, atua como professor, arranjador, regente e violonista desde 2015. É solista e camerista com repertório de música brasileira e clássica.

Instrutor

Course Staff Image #1

José Carlos Reis

Instrutor de Violão do NEOJIBA

Especializado em Educação Musical pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (CENSUPEG), licenciado em Música com habilitação em violão pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrando em Processos Criativos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especializando em Arranjo Musical Pela Faculdade UNYLEIA. O docente vem atuando como professor nas áreas de musicalização infantil, violão, improvisação, arranjo e teoria musical. Na sua trajetória já realizou trabalhos como músico solista, acompanhador e arranjador, em diversas formações instrumentais, excursionando por vários estados Brasileiros e pela Europa Central.

  1. Número do curso

    AVLO01
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se