Pular para o conteúdo principal

Cavaquinho | Módulo 3


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Cavaquinho | Módulo 3 do NEOJIBA Sem Fronteiras - Neste curso, trabalharemos o Cavaquinho com o desenvolvimento dos dois aspectos utilizados nos módulos anteriores: instrumento acompanhador, instrumento melódico / solista. O objetivo principal deste módulo é o desenvolvimento técnico e musical do estudante com conhecimentos em levadas para acompanhamento, escala, arpejos, postura, conhecimento rítmico e musical com o instrumento.

Conteúdo Programático

Subdivisão rítmica - divisão do pulso em 4
Ritmo: Ponto de aumento
Arpejos maiores
Levada de Marcha-rancho
Levada de Samba-reggae
Acordes utilizando os 4 dedos
Escala de Lá menor
Mapeamento do Cavaquinho - segunda região

Pré-requisitos

Para entrar neste curso é preciso conhecer:
Postura com o instrumento
Técnica de mão direita (palhetada alternada)
Acordes usando 3 dedos
Conhecimento rítmico (pulso, dobro e metade do tempo)
Notas na primeira região do Cavaquinho (do Ré - 4ª corda ao Fá localizado 1ª corda, 3ª casa)
Escala de Sol maior (na primeira região)
Levada rítmicas básicas (Ex.: baião, valsa, partido alto, xote)
Ter passado pelos módulos 1 e 2 do NSF - Cavaquinho

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Otávio Fidalgo

Coordenador Pedagógico de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA

- Soteropolitano, violonista, com graduação em instrumento, orientado pelo Prof. Dr. Mario Ulloa pela Universidade Federal da Bahia. É mestre em Educação Musical pela mesma instituição, com pesquisa na sub-área de ensino coletivo de violão com utilização de tecnologias, com apoio do Cnpq. Atualmente cursa o doutorado em Educação Musical, apoiado pela CAPES. Ambas formações de pós-graduação orientadas pela Profª. Drª. Cristina Tourinho pela UFBA. Começou a ensinar violão em 2005 nas Oficinas de Violão da UFBA. Ensinou em diversas escolas particulares e projetos sociais de música, dentre eles IEM (Instituto de Educação Musical) da Profª. Carmen Mettig e a Escola de Música Irmãos Macêdo, fundada pelo músico Aroldo Macêdo.

Instrutor(a)

Course Staff Image #1

Paulo Victor Nascimento

Instrutor de Violão do NEOJIBA

Técnico em Violão (Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes), Licenciado em Música com habilitação em violão pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), graduando em Música Popular (UFBA). É integrante do Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA desde 2015. Tem atuado como instrutor de cavaquinho e bandolim, e músico instrumentista na região metropolitana de Salvador. Na sua trajetória já realizou trabalhos como músico solista, acompanhador, regente e arranjador, em diversas formações instrumentais, excursionando por vários estados Brasileiros e pela Europa Central.

  1. Número do curso

    ACAV03
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    30h no Total
Inscrever-se